MotoGP, Penalizações pioram dia desastroso para Miguel Oliveira na Austrália

Por a 15 Outubro 2022 07:30

Dificilmente poderia ter corrido pior o segundo dia de Miguel Oliveira no Grande Prémio da Austrália. O piloto português não conseguiu a qualificação direta para a Q2, e, na qualificação, foi apenas 21.º classificado. O cenário piorou na sala dos comissários desportivos, com uma penalização de três lugares a atirá-lo para o último lugar, para além de ter de cumprir uma long lap nos instantes iniciais da prova.

Começando pela terceira sessão de treinos livres, Oliveira optou por uma estratégia diferente dos restantes, fazendo voltas rápidas ainda na sua segunda de três saídas para a pista, algo que o permitiu estar inclusivamente no segundo lugar da tabela. Contudo, quando chegou a altura dos ataques finais, Oliveira melhorou o seu tempo para 1:29.133 minutos, só que as voltas dos restantes pilotos acabaram por colocá-lo em 16.º, a 671 milésimos do tempo de Marc Márquez, que foi o mais rápido dos treinos livres. Sem surpresa, face às dificuldades da KTM nesta pista, o português teria de passar pela Q1.

Na quarta sessão de treinos livres, que já só serve para que os pilotos testem as afinações de corrida, Miguel Oliveira terminou com o 14.º melhor registo. O luso efetuou 17 voltas durante essa sessão, só tendo regressado à garagem no final dessas 17 voltas. O seu melhor tempo foi de 1:29.656 minutos, na quinta volta, o que o deixou a 690 milésimos da melhor marca da sessão, estabelecida por Maverick Viñales.

Na Q1, percebia-se que a luta pela passagem à Q2 dificilmente iria incluir o Falcão, ou qualquer outro piloto da KTM. Mas também não se perspetivava uma posição tão baixa. O português era sexto classificado no final da primeira sequência de voltas, com uma volta em 1:28.876. A melhoria na segunda saída para a pista foi marginal, apenas para 1:28.859, o que o fez cair para 11.º da sessão, posição que equivaleria ao 21.º lugar de partida para a corrida. Mas o cenário piorou na sala dos comissários.

Por ter praticado um arranque de forma ilegal e por ter sido apanhado lento na linha de corrida durante a Q1 (prejudicando uma volta rápida de Enea Bastianini), Oliveira foi penalizado em três lugares para o Grande Prémio (o que o atira para 24.º e último), tendo ainda de efetuar uma long lap. Com todas essas adversidades, mesmo o objetivo de chegar aos pontos será difícil de concretizar, mas resta esperar pela corrida.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x