MotoGP, Há sete títulos que podem ser conquistados no Qatar: saiba quais

Por a 16 Novembro 2023 17:00

Francesco Bagnaia e Jorge Martín são os nomes que vão ter mais atenção este fim de semana, uma vez que são eles os grandes protagonistas da luta pelo título de MotoGP (embora só um tenha possibilidades matemáticas de o conquistar já no Qatar. Mas esse não é o único título em disputa que pode ser celebrado já no Médio Oriente.

Começando já por aí, Bagnaia é o único que pode chegar ao final do dia de domingo como campeão de 2023, revalidando o título conseguido no ano anterior. Para tal, precisaria de terminar o sprint com pelo menos 12 pontos de vantagem sobre Martín para ter o match point no domingo. No final da corrida principal, se tiver uma vantagem igual ou superior a 37 pontos, leva o título para casa.

Ainda no MotoGP, a Pramac está quase a assegurar o título de equipas, precisando de terminar o Grande Prémio com uma vantagem de pelo menos 66 pontos sobre os rivais (para já, estão 100 pontos à frente da Ducati e 104 à frente da VR46). Nesse sentido, a Pramac também pode conquistar o título de equipa independente, precisando da vantagem de 66 pontos sobre a VR46. Para fechar o capítulo MotoGP, embora este título seja uma formalidade, uma vez que Augusto Fernández é o único rookie da grelha, o espanhol confirma oficialmente o título depois da corrida sprint, uma vez que tem atualmente 69 pontos e só vão estar 62 em disputa depois da prova de sábado.

Passando para o Moto2, com o título de pilotos já entregue a Pedro Acosta, resta o título de equipas, com a Red Bull KTM Ajo a precisar de terminar o GP com mais de 45 pontos de vantagem sobre a Elf Marc VDS Racing Team, sendo que têm agora 65 pontos de avanço.

Por fim, os títulos de pilotos e de equipas de Moto3 também podem ser assegurados já no próximo Grande Prémio. Jaume Masia festeja já no domingo se fizer o seu trabalho e se contar também com a colaboração de Ayumu Sasaki, embora David Alonso, Daniel Holgado e Deniz Öncü ainda estejam na luta, mas apenas do ponto de vista matemático. De resto, no que toca ao campeonato de equipas, a Liqui Moly Husqvarna Intact GP sagra-se campeã se terminar a prova com mais de 45 pontos de vantagem sobre a concorrência. Nesta altura, estão 44 pontos à frente da Leopard Racing, tendo também 56 de avanço sobre a Red Bull KTM Ajo e 80 sobre a Gaviota GASGAS Aspar.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x