FMP atribui Medalha de Mérito Desportivo a Felisberto Teixeira

Por a 6 Janeiro 2018 09:45

A última Assembleia Geral da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), realizada antes do final de 2017, ficou marcada pela aprovação da entrega da Medalha de Mérito Desportivo, a mais alta distinção atribuída pela FMP, a Felisberto Teixeira.

O ex-piloto de Vila Meã, perto de Penafiel, Felisberto Teixeira, tornou-se conhecido através das suas vitórias e sucessos aos comandos das Suzuki da equipa oficial do construtor japonês no nosso país, mas ao longo da sua carreira Felisberto foi também um dos pilotos da então existente equipa da velocidade da FNM (esse era o nome da federação na altura) que participou em várias épocas consecutivas no Europeu de Velocidade com as Yamaha TZ 250.

Felisberto Teixeira foi também o primeiro, e único até ao momento, português a competir na classe maior do campeonato do mundo de velocidade (MotoGP) quando em 1998 competiu no GP de Espanha em Jerez de La Frontera aos comandos de uma Honda V2, a 500 que a marca japonesa disponibilizava então para os amadores.

No ano 2000, depois de um ano em que esteve no mundial Supersport onde foi igualmente o primeiro luso a tempo inteiro, voltou às pistas do mundial quando participou no GP de Portugal com uma Yamaha TZ 250 da equipa de Luis D’Antin.

Nascido a 16 de Maio de 1970 em Paris, o penafidelense hoje arredado das corridas esteve também na equipa da Suzuki/Shell no mundial de resistência e nas pistas dos nacionais conquistou vários títulos nas classes maiores da época. Logo após ter recebido a notícia da merecida distinção, Felisberto Teixeira recordou uma das ‘suas’ TZ 250 que está na sede da Federação de Motociclismo de Portugal em Lisboa, moto que poderá muito em breve regressar às pistas pelas mãos do piloto num evento adequado a tal ‘regresso’ de uma dos grandes nomes do motociclismo português.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x