SBK, 2021: Sykes na primeira pessoa

Por a 18 Março 2021 14:30

Tom Sykes, prevê a temporada de 2021 enquanto fala sobre o desenvolvimento da nova BMW e muito mais

“A nova M 1000 RR vai-nos colocar de volta no jogo e ao nível em que precisamos de estar” Tom Sykes

À medida que os preparativos se intensificam para o início da época do Mundial de Superbike 2021, Tom Sykes da BMW Motorrad SBK Team sentou-se nas redes sociais com a sua equipa para participar numa sessão virtual de perguntas e respostas e falar sobre a nova M 1000 RR, de onde as melhorias vieram e muito, muito mais.

O campeão de 2013 juntou-se à equipa da BMW em 2019 e mantém-se com a equipa para uma terceira campanha, quando a marca alemã traz a nova BMW M 1000 RR para a competição mundial,

A BMW vai procurar avançar depois de uma campanha difícil de 2020 em que conquistou uma pole position, mas não conseguiu subir ao pódio.

Discutindo os objetivos para a nova campanha com a nova máquina, Sykes disse: “Claro, o título é o alvo final. Devo dizer que estou ansioso por isso. Em resposta à pergunta, creio que houve bastante atualização com a M 1000 RR. Ouvi muitos relatórios fantásticos. Parece que vou ter de ver por mim na próxima semana quando finalmente começarmos a pôr tudo no caminho certo em Jerez.

Estou ansioso por tudo, rebentar com as teias de aranha e ver o que temos. Todos partilhamos este objetivo de voltar a ser campeão do mundo e acredito que com as novas melhorias, com a nova M 1000 RR, isso vai-nos colocar de volta no jogo e ao nível em que precisamos de estar.”

A glória do Campeonato de Sykes em 2013 veio com a Kawasaki, onde permaneceu até à temporada de 2019, quando trocou para a BMW, onde conquistou quatro pódios. Apesar de não ter conseguido somar a isso em 2020, conseguiu a sua 50ª pole position em 2020. Sobre a mudança de Kawasaki para a BMW e os seus objetivos, Sykes disse:

“Gosto sempre de um desafio, e, para mim, a minha ambição era ganhar um Campeonato do Mundo com pelo menos dois fabricantes diferentes e certamente tenho sido paciente, mas tenho muita sorte de estar com um grande fabricante com a BMW. Toda a equipa da BMW Motorrad SBK está a apontar para esse objetivo e esse objetivo apenas.

Com a nossa compreensão atual das temporadas anteriores, agora com a nova M 1000 RR, acredito que temos os ingredientes-chave para nos colocar de volta onde precisamos estar e para continuar o nosso trabalho e o nosso desenvolvimento. Com o tempo, como disse, acredito que demos grandes passos em frente e estou muito entusiasmado. Isso, para mim, vai colocar-nos onde precisamos de estar.”

O fabricante alemão vai trazer uma nova máquina para as SBK para 2021, ao introduzir a BMW M 1000 RR, incluindo um novo motor mais potente e um novo pacote aerodinâmico, incluindo asas.

Sykes, quando questionado sobre a nova moto, disse: “Foi difícil no ano passado. Não era segredo que estávamos definitivamente sem potência, e isso significava que eu tinha de exigir muito mais dos pneus a meio da curva, o que não é ideal numa superbike. Trata-se de pôr a moto na vertical e deixar a potência do motor falar. A potência era certamente um problema. Ainda tínhamos algumas limitações de chassis, mas é apenas uma questão de tempo, tempo é desenvolvimento e certamente agora com potência extra…

Esta é a maior coisa que vamos notar dentro da equipa! Mas ainda por cima, tivemos pequenas alterações onde precisávamos no quadro e na escora. Aprendemos muito sobre muitas outras pequenas coisas, eletrónica, suspensão e estes pequenos ingredientes-chave, quando os juntamos todos, fazem uma grande diferença na pista. Estou entusiasmado por continuar com os testes.”

“As asas têm sido uma discussão dentro das corridas e, claro, como tudo para mim, sinto que há sempre um positivo e um negativo. Não importa o que faças, mesmo que haja uma mudança, pode haver cinco positivos, mas há sempre um negativo. Para mim, com as asas, fiquei agradavelmente surpreendido com certas áreas da pista, o que dá um grande passo na confiança dos pilotos e também na performance.

Ainda há uma ou duas áreas onde preciso de ser convencido, mas tenho grandes engenheiros à minha volta para me convencer. Só vai acrescentar ao pacote e, tendo em conta que temos mais potência, espero que todos estes pequenos passos nos ajudem a aproximar-nos.”

0 0 votes
Article Rating
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x