Motos de John McGuinness expostas na Ilha de Man

Por a 8 Junho 2016 14:27

John McGuinness é um nome sobjacente conhecido no motociclismo mundial. O britânico de 43 anos de idade é um dos grande campeões da mítica prova da Ilha de Man, tendo conseguido 23 vitorias, e estando a apenas três de igualar Joey Dunlop, o piloto que mais vezes venceu a competição.

McGuinness, é um dos pilotos Dunlop mais vitoriosos de sempre e seleccionou agora 11 das suas motos favoritas de TT para uma exposição inicial da Coleção John McGuinness em associação com Dunlop, Bennetts e Motul.

Entre as peças da coleção, presentes na ilha,  está a moto em que John fez a sua estreia em TT na Ilha de Man, em 1996, a Paul Bird Motorsport Honda RS250, que lhe permitiu entrar diretamente no top 15 na primeira tentativa. Numa corrida ganha por Joey Dunlop, o seu herói da estrada, John foi o primeiro estreante.

A exposição inclui ainda a stroker GP de 250 cc com quadro TSR, na qual McGuinness obteve a sua primeira vitória em TT. “Lembro-me de ir a descer Bray Hill na primeira volta e pensar que se não conseguisse vencer a corrida nesta moto, nunca o conseguiria. Era mesmo muito boa!”, comenta John McGuinness.

Ocupando também um lugar de destaque está a Chrysalis AMDM 720, construída por David Morris, na qual John venceu Jason Griffiths, seu colega de equipa na Chrysalis Racing, por uns incríveis 48 segundos. Num dos momentos de que mais se orgulha, a moto foi conduzida por John em homenagem ao engenheiro/piloto de Hampshire e à esposa Alison, prematuramente falecidos em setembro de 1999. “Contemplar as expressões dos filhos de Morris depois da vitória com a moto do pai foi um momento muito especial. É uma vitória que me enche de orgulho”.

A IFS Yamaha YZR-R1 de fábrica é a moto que levou John à sua primeira vitória TT com uma “big-bike” em 2004, dominando a prova de Fórmula Um TT do princípio ao fim. Ao estabelecer um novo recorde absoluto de volta, McGuinness recorreu a uma partida rápida, como é usual, e ultrapassou Adrian Archibald e Bruce Anstey. “No arranque fiz uma volta a 204 km/h o que me permitiu alcançar o que pretendia, uma vitória em Superbike TT”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x