EWC, Bol d’Or: Final de temporada agridoce para Pedro Nuno

Por a 22 Setembro 2023 10:02

A temporada 2023 do Mundial de Resistência chegou ao fim no Bol d’Or do passado fim de semana. Não foi um ano fácil para a equipa de Kevin Bolliger, mas ainda assim Nico Thöni, Marcel Brenner e o português Pedro Nuno Romero levaram a Kawasaki Ninja ZX10-R ao top 15.

Para o Team Bolliger Kawasaki, o final da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIM não saiu como planejado. Na qualificação para a corrida de 24 horas em Le Castellet, a equipa suiça da moto #8 obteve o 14º na grelha, e em seguida, antes mesmo do início do 86º Bol d’Or houve um episódio algo caricato que envolveu o piloto português.

Após uma colisão entre Pedro Nuno e outra equipa adversária, os dois pilotos caíram e a direção de corrida concedeu à equipa uma penalização de 30 segundos para a corrida.

“O Pedro foi convidado a dirigir-se aos comissários, tal como o piloto adversário, que tinha consigo provas em forma de registo de dados”, afirmou Kevin Bolliger. “Claro que o Pedro veio de trás, mas para mim foi um acidente de corrida e não uma ‘pilotagem irresponsável’, como foi considerado o incidente. Queríamos também usar os registos de dados para provar que o Pedro travou 25 metros antes das voltas anteriores, mas fomos imediatamente rejeitados.”

Na partida para a corrida, foi a vez de Nico Thöni passar por problemas com a eletrónica  ZX10-R, sendo o suíço o último a partir. “Como resultado, depois de três horas em cada paragem, tivemos o problema de que todos os componentes eletrónicos, incluindo o pisca-pisca, caixa automática e o anti-weelie (controle de cavalinhos) estavam a falhar”, disse Kevin Bolliger.

“Sabíamos desde o passado que este problema poderia ser resolvido pelos próprios pilotos, desligando e ligando novamente a ignição”, disse o chefe da equipa sobre o dilema. “Como a pista de Le Castellet tem muitas áreas de escape, conseguimos fazer isto junto à pista sem problemas. Se tivéssemos feito um aquecimento, definitivamente teríamos encontrado esse problema antes da corrida e provavelmente poderíamos tê-lo resolvido.”

A meio da corrida, a Kawasaki número 8 estava apenas na 23ª posição, mas no final o trio de pilotos conseguiu recuperar algumas posições, pelo que a posição 14 representa um resultado positivo. O Team Bolliger terminou a temporada na 13ª posição com 38,5 pontos.

Terminada a temporada de 2023 do EWC, qual será então o futuro da equipa?

“Estamos focados na estabilidade, mas também estamos abertos a novas aventuras”, enfatizou Bolliger. “Gostaríamos de continuar com os nossos três pilotos no próximo ano; dois pilotos já assinaram o contrato. As coisas também continuam com a Kawasaki. Tenho os meus objetivos e visões com a equipa e, se conseguir encontrar os apoios adequados, muitos dos nossos objetivos poderão tornar-se realidade.”

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x