Endurance, 2021: Yoshimura SERT Motul em pista em Le Mans

Por a 10 Março 2021 12:00

Um teste privado vê a primeira saída em pista para os pilotos, com a Suzuki em busca de outro título mundial em 2021.

A nova equipa de fábrica Yoshimura SERT Motul está a treinar em Le Mans.

O teste de inverno no circuito Bugatti está a permitir que algumas das equipas do Campeonato do Mundo de Resistência de 2021 se re-familiarizem com a pista, que irá acolher as 24 Heures Motos nos dias 17 e 18 de abril.

Os favoritos ao título mundial de 2021 estão todos lá, entre eles uma das equipas mais aguardadas: os atuais campeões mundiais e a sua nova equipa, a Yoshimura SERT Motul.

O acordo franco-japonês entre dois dos maiores especialistas em Endurance já está firmemente focado no objetivo.

A equipa técnica da Yoshimura e a Suzuki Endurance Racing Team estão a testar a configuração de 2021 pela primeira vez esta semana em Suzukis preparadas pela Yoshimura e equipadas com pneus Bridgestone.

Os dois pilotos para esta primeira saída em pista são Gregg Black e Kazuki Watanabe, que está a fazer a sua primeira corrida no circuito Bugatti.

Na garagem das boxes, o pessoal revê cada sessão na pista num ambiente altamente focado.

Faltando um mês para o início da temporada de 2021, a Yoshimura SERT Motul tem total confiança na GSX-R1000R otimizada.

“A nossa moto de 2021 é totalmente diferente”, diz Damien Saulnier, o team manager francês. “As máquinas foram preparadas no Japão. A Suzuki e Yoshimura têm investido fortemente no desenvolvimento das motos.”

O piloto Gregg Black confirmou esta opinião logo após a sua primeira sessão. “Ainda é uma GSX-R, mas com um monte de pequenas mudanças. Os aparelhos eletrónicos evoluíram e fazem um bom pacote com os pneus Bridgestone. A moto é mais fácil de manusear e mais confortável também, como resultado de pequenas coisas como as peseiras reposicionadas.”

Para Yohei Kato, o team manager japonês da Yoshimura SERT Motul, este é o resultado de vários anos de colaboração.

“A Suzuki e a Yoshimura desenvolveram a moto ano após ano para ganhar as 8 Horas de Suzuka. Esta moto baseia-se nas especificações da moto da Yoshimura para Suzuka. Desde o ano passado que temos vindo a trabalhar com o SERT para adaptar e desenvolver a moto para as 24 horas.”

Quanto ao conforto, Kato acredita que tudo faz parte da performance.

“O piloto tem de estar focado no seu andamento, por isso fizemos uma moto que o deixa focado. O alvo continua a ser o de registar um tempo de volta melhor.”

5 1 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Endurance
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x