Endurance, 2021: Título joga-se em Most

Por a 5 Outubro 2021 17:00

Há muito em jogo nas 6 Horas da Most, a final do EWC de 2021. Sábado, 9 de Outubro, haverá uma batalha pelo título entre uma equipa de fábrica e uma independente, e vice-campeões para definir na classe EWC e nas Superstock

A batalha pelo título de 2021 do EWC será uma luta inesperada e emocionante entre uma equipa de fábrica com 16 títulos sob a sua alçada e uma equipa privada que tem vindo a subir constantemente nas classificações época após época.

A equipa japonesa Suzuki Yoshimura por ser uma “nova” equipa em 2021, mas é uma combinação de dois nomes históricos na Endurance – Yoshimura, um líder e quatro vezes vencedor das 8 Horas da Suzuka e o SERT, um especialista em Endurance com 16 títulos mundiais, e campeões reinantes.

A VRD Igol Experiences, uma equipa independente apoiada pela Yamaha, são os únicos em posição de combater a Yoshimura SERT Motul para o título de 2021.

A VRD Igol Experiences, exemplo perfeito de uma equipa centrada no desempenho e coes,  estão na sua terceira temporada na classe após vencerem a Taça do Mundo FIM Superstock de 2016-2017.

Na sela da Suzuki de fábrica em pneus Bridgestone vão estar Gregg Black, Xavier Simeon e Sylvain Guintoli, a concentrar-se em aumentar a sua vantagem de 36 pontos na classificação.

No papel, considerando a sua liderança mais a experiência e o nível de desempenho da equipa, o desafiante não tem grandes hipóteses.

Mas tudo é possível na Endurance. Florian Alt, Florian Marino e Nico Terol sairão todos na Yamaha 333 da Dunlop para aproveitarem a mais pequena hipótese de vencerem.

A Yoshimura SERT Motul ganhou duas das três corridas desta época, mas como todas as equipas de fábrica, tiveram uma corrida azarada em Portugal.

A VRD Igol mantiveram-se fiéis a um método experimentado e testado para ganhar grandes pontos em todas as três corridas e estão agora em posição de ganhar o seu primeiro título mundial, mas também terão de se defender de três equipas de fábrica que querem terminar a época com uma vitória e terminar o mais alto possível no mundial.

A Honda France F.C.C. TSR, que ganhou no Estoril (acima) mas foi forçada a retirar-se no Bol d’Or, é a melhor colocada, apenas 16 pontos atrás da VRD Igol Experiences.

A Kawasaki France Webike SRC Trickstar e BMW Motorrad, que também foram forçados a retirar-se no Bol d’Or, estão logo atrás.

Outra equipa que vale a pena observar é a Yamaha privada Moto Ain, que terminou em 2º lugar no Bol d’Or.

Estão em 6º lugar na classificação, à frente da equipa alemã Motobox Kremer, da Ducati Team ERC Endurance de fábrica, que está a progredir apesar de ter sido forçada a retirar-se no Bol d’Or, da Maco Racing Team, que continua o seu progresso com Anthony West, e da YART, a Yamaha Oficial no EWC .

Atualmente em 10º lugar no ranking mundial, a equipa austríaca da fábrica Yamaha, que se encontra regularmente entre os primeiros classificados em testes e nas fases iniciais da prova, tentará subir ao pódio pela primeira vez esta temporada.

O Campeonato do Mundo de Endurance reservado às equipas de Superstock já foi ganho pela BMRT 3D Maxxess Nevers, mas a batalha pelo lugar de vice-campeão será travada a quente.

Vistos frequentemente no pódio de Superstock, a equipa italiana No Limits Motor Team é a melhor colocada para reivindicar o 2º lugar na classificação geral.

A Falcon Racing e a Team 18 Sapeurs-Pompiers CMS Motostore estarão também provavelmente na frente do campo na República Checa.

Os treinos livres e a qualificação terão lugar a partir das 8 horas da manhã de quinta-feira, 7 de Outubro em Most.

Durante o fim-de-semana, as 6 Horas de Most, a final do EWC de 2021, serão largadas às 10 da manhã de sábado, 9 de Outubro.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Endurance
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x