DOMINAR 400 – A topo de Gama da BAJAJ representada pela IMEXMOTO

Por a 10 Maio 2018 13:28

A IMEXMOTO apresentou recentemente no Salão Expomoto a gama da sua nova marca representada a BAJAJ, empresa com sede na Índia que é neste momento o terceiro maior fabricante do mundo de motos. A BAJAJ foi fundada em 1944 e tem actualmente 3 fábricas próprias onde emprega mais de 8.000 trabalhadores dos quais 1.200 são engenheiros envolvidos em Research & Development. A BAJAJ produz cerca de 5 milhões de motos por ano com destaque para a gama Pulsar que tem neste momento mais de 10 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Com uma estratégia especialmente dirigida para as massas e com uma gama de produtos tecnologicamente avançados a BAJAJ decide lançar-se no mercado europeu com unidades que estão em conformidade com o Euro 4 e com uma estratégia baseada numa relação preço/qualidade agressiva e a criação de uma rede de concessionários da marca.

A Bajaj tem ainda um histórico de parcerias com outras marcas, como por exemplo a Kawasaki, com a qual tem uma aliança estratégica de mais 30 anos, e também com a Triumph para a qual irá produzir motos de cilindrada baixa e média e também com a KTM da qual detém actualmente 48% da posição acionista , fabricando os modelos mais vendidos da gama Duke.

A Dominar 400 é a moto de maior cilindrada da BAJAJ e pela sua sofisticação tecnológica e relação preço/qualidade parece-nos ser um modelo que rapidamente irá afirmar-se no mercado europeu. O estilo da Dominar 400 é o de uma Street Fighter, em linha com as actuais tendências de mercado nas motos naked e destaca-se pelo seu look agressivo e actual, bons acabamentos e uma dimensão mais próxima de uma moto de 600cc, acentuada pela dimensão do seu depósito de combustível de 13 litros que será garantia de uma excelente autonomia certamente.

O painel de informação chama-nos de imediato à atenção pois está dividido em dois com um dos componentes montados no depósito, semelhante ao da Ducati Diavel ou da Yamaha V-Max, embora este apenas contenha luzes avisadoras. O farol dianteiro em LED possui 3 luzes, a primeira acende imediatamente assim que ligamos a moto e a segunda acende automaticamente assim que arrancamos. A terceira, a de máximos acende a partir de botão no guiador. O farol traseiro é também de tecnologia LED .

O motor de 373cc e 4 válvulas e com 35PS de potência às 8000 rpm e 35Nm de binário às 6500 rpm monta um sistema de ignição de 3 velas, que melhora em 50% a combustão dos gases e performance do motor. Injecção electrónica, caixa de 6 velocidades e embraiagem assistida e deslizante constituem os restantes atributos deste motor e que fazem-nos despertar a curiosidade para um ensaio que contamos realizar brevemente. Segundo a marca a Dominar faz dos 0 aos100Kmh em apenas 9 segundos.

Com estes dados em termos de potência e rapidez a Bajaj dotou a sua Dominar de travões Bybre ( 2ª marca da Brembo ) com discos de 320mm na frente e 230 mm atrás. Para garantir maior segurança a Dominar inclui ABS de dois canais. As suspensões telescópicas dianteiras são de 43mm, dimensão pouco usual numa 400, e o amortecedor traseiro é regulável em 10 posições diferentes. As jantes são de belo efeito e o escape bem integrado nas linhas da moto embora de estética discutível, mais adequado no nosso ponto de vista a uma scooter e a deixar uma porta aberta para a personalização neste aspecto.

A Dominar 400 tem um PVP no nosso mercado de 4.100 eur realidade que é indiscutivelmente um aliciante considerando a sua concorrência mais directa, ( KTM, Kawasaki e Husqvarna ) e está disponível em 4 cores; azul, preto, bordeaux e branco. Contamos poder ensaiar uma unidade muito em breve para vos podermos dar o nosso verdicto final.

Ficha Técnica

Marca  : BAJAJ Modelo  : Dominar 400 de 2018
MOTOR
Cilindrada 373.3 cc Triple Spark, 4 válvulas
Potência Máx. 35 [email protected] 8.000 rpm
Binário Máx. 35 [email protected] 6.500 rpm
Embraiagem Assistida e deslisante
Alimentação Injecção electrónica
Arrefecimento Líquido
Caixa Vel 6 Velocidades
CHASSI E SUSPENSÕES
Quadro Perimetral
Suspensão Dianteira Telescópoica de 43mm
Suspensão Traseira Monoamortecedor ajustável 10 posições
TRAVÕES E PNEUS
Travões Dianteiros Disco de 320mm com ABS de 2 Canais
Travões Traseiros Disco de 230mm com ABS de 2 Canais
Pneu Dianteiro 110/70-17 Radial
Pneu Traseiro 150/60-17 Radial
ELETRÓNICA E ELETRICIDADE
Bateria 12 V, BAH VRLA
Luzes Dianteiras Full LED
Luzes Traseira Full LED
Painel Info Split Reverse LCD
Controle Tração N.D.
Ride by Wire N.D.
Modos de Motor N.D.
Outros ABS de 2 canais
DIMENSÕES
Comprimento 2.156mm
Largura 813mm
Altura 1.112mm
Distância entre Eixos 1.453mm
Distância ao solo 157mm
Altura do banco n.d.
Peso total 182Kg
Capacidade do Depósito 13 litros
Reserva n.d.
Consumos n.d.
Norma de Emissões Euro 4
 PVP  4.100,- euros

Galeria de Imagens

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram