Ensaio BMW S 1000 R – Prova no Circuito do Estoril que não teme nenhuma RR

Por a 14 Maio 2018 19:28

Numa 6ª feira solarenga fomos convidados pela BMW Motorrad a participar no já popular evento que organizam todos os anos, o “BMW Motorrad Riding Experience”, que decorreu sob o slogan “Make Your Life a Ride”,  slogan ilustrado na excelente decoração realizada nas boxes do circuito. Um evento aberto a todo o público e que proporciona a possibilidade de testar os vários modelos da marca do ano em curso.

À chegada fomos recebidos pelos anfitriões e elementos responsáveis pela organização do evento que, simpática e rapidamente, nos “briefaram” que nessa manhã e em apenas 3 horas iríamos ter que rodar em 3 situações distintas, Pista, Scenic e Off-Road.

Neste artigo iremos concentrar-nos na experiência em pista proporcionada por uma fantástica BMW S1000 R , expressão máxima da marca em termos de Naked desportiva. Na recepção foram-nos dadas variadíssimas opções de motos a provar nas 3 situações mas deveríamos escolher aquela que mais nos interessava ensaiar.

A escolha da BMW S1000 R pareceu-nos a mais acertada pois tínhamos já ensaiado a versão de 2017 mas nunca em pista. Para além do mais, e depois de termos rodado em pista com uma das Kawasaki Z900 do Troféu ZCUP, tínhamos alguma curiosidade em comparar comportamentos, pese embora a experiência com a BMW fosse realizada com uma moto inteiramente de origem, compensada pela sua sofisticação electrónica e potência superior.

Tínhamos 20 minutos de tempo em pista para conhecer melhor a S 1000 R e perceber o seu potencial e os seus limites. A versão que levávamos tinha montado um escape Akrapovic e o seu roncar fez-se de imediato notar ao arrancarmos o motor de 999cc e 165 CV às 11.000 rpm. A experiência prometia, e poder rodar num grupo de jornalistas experientes ía-nos proporcionar momentos certamente de pura adrenalina em pista.

Decidimos arrancar com calma pois a pista ainda estava fria e os pneus também e a primeira volta foi de reconhecimento, a tentar perceber onde eventualmente existiriam zonas críticas, com humidade ou menor aderência. A rodar sempre com a moto uma ou duas mudanças acima, de imediato percebemos que o enorme binário da S1000 R permitia-nos manter o ritmo sem ter que passar caixa, rodando o punho e saindo rápido em cada curva.

Pouco a pouco fomos aumentando o ritmo e revezando-nos na frente do pelotão comandado pelo experiente Marcos Leal, afinando trajectórias e procurando o Apex de cada curva. A BMW S 1000 R, com pneus de origem e sem mantas de aquecimento prévio, revelava uma segurança extraordinária, perdoando alguns erros nas travagens e entradas antecipadas ou tardias em curva, sempre com enorme suavidade e controle na aceleração, graças a um sistema de acelerador electrónico “ride by wire” muito preciso.

As passagens de caixa com quickshift eram perfeitas e precisas, tanto em aceleração como em redução, embora a tendência fosse de deitar mão à embraiagem nas reduções, algo que requer habituação pois são anos de experiência sem esta opção tecnológica que nos condiciona a ir sempre à procura da embraiagem.

Já em ritmo rápido a S1000 R mostrou sempre muita estabilidade em curva, precisa nas travagens e muito progressiva na saída, em aceleração, permitindo-nos manter sempre o controle e sem mostrar reações inesperadas e tão somente a vontade de levantar a roda dianteira com uma ou outra sacudidela da frente motivada pela pujança do seu motor e pela falta talvez de amortecedor de direção.

No final fizemos cerca de 10 voltas ao traçado do Estoril, mais de que uma corrida normal do Troféu Luis Carreira/ ZCUP.PT que são apenas 8 voltas, mas claro a um outro ritmo. A BMW S 1000 R não acusou a falta de mais um R na sua designação e bateu-se quase de igual para igual com algumas das suas irmãs de 199CV que também rodavam em pista, com menos proteção aerodinâmica, a sentir-se mais obviamente nas rectas de meta e interiores mas, mesmo assim, totalmente suportável graças também ao pequeno mas eficiente defletor colocado na frente da moto e ao formato da sua cúpula em torno dos faróis assimétricos, tão característicos das BMWs.

Conclusão, a BMW S 1000 R é uma Naked desportiva muito interessante para quem gosta de rodar rápido mas que quer uma moto para utilizar também no seu dia a dia. Sem dúvida que preparada mais que muitas para qualquer “Track Day” e conseguir proporcionar momentos de muita adrenalina. Se um dia voltarem a organizar um Troféu naked, a BMW S 1000 R será uma excelente opção para quem queira rodar na frente, sobretudo tendo em conta que poderão montar as opções Dynamic e Dynamic Pro que proporcionam níveis de electrónica de maior sofisticação  para conseguirmos uma condução ainda mais desportiva.

A BMW S 1000 R está disponível em 3 opções cromáticas sendo aquela em que rodámos a denominada Cinza “Catalano”, também disponível em cor “MotorSport” e finalmente na cor mista de vermelho “racing com preto “storm”.

A BMW S 1000 R versão base tem um PVP de 14.270 euros

 

Ficha Técnica

MARCA : BMW Modelo: S 1000 RR
MOTOR
Cilindrada 999 cc
Potência Máx. 165 cv @ 11.000 rpm
Binário Máx. 114 [email protected] 9.250 rpm
Taxa de Compressão 12.1:1
Embraiagem Em banho de óleo e deslisante
Alimentação Injecção electrónica
Caixa 6 Velocidades com veio de sincronização
CHASSI E SUSPENSÕES
Quadro Dupla trave liga de alumínio c/ motor autoportante
Suspensão Dianteira Invertida de 46mm ajustável compressão e rebound
Suspensão Traseira Monoamortecedor ajustável hidraulico e pré-carga
TRAVÕES E PNEUS
Travões Dianteiros 2 Discos flutuantes de 320mm Pinças radiais 4 êmbolos
Travões Traseiros Disco 220mm e pinça flutuante de 1 êmbolo
Pneu Dianteiro 120/70- ZR 17
Pneu Traseiro 190/55- ZR 17
Sistema ABS Race ABS da BMW Motorrad ( opção Off )
ELETRÓNICA E ELETRICIDADE
Bateria 12 V, 9AH sem manutenção
Luzes Dianteiras Full LED
Luzes Traseira Full LED
Painel Info TFT
Controle Tração ACS p/piso seco. Oção de modos Dynamic e Pro
Ride by Wire E-Gas
Modos de Condução Rain e Road
Outros Quick Shift nos 2 sentidos.
DIMENSÕES
Comprimento 2.057 mm
Largura 845 mm
Altura 1.228 mm
Distância entre Eixos n.d.
Distância ao solo n.d.
Altura do banco 814 mm.
Peso total 205 Kg
Capacidade do Depósito 17.5 litros
Reserva 4 Litros .
Consumos n.d.
Norma Emissões Euro 4

 

Concorrência

 

Kawasaki Z1000 R             1.043 cc / 142 CV / 220 Kg / 13.390 euros

 

Suzuki GSX-S 1000                 999 cc / n.d. CV / 207 Kg / 12.799 euros

 

Triumph Speed Triple S   1050 cc / 150 CV / 192 Kg / 14.050 euros

Yamaha MT-10                   998 cc / 160 CV / 210 Kg / 13.895 euros

 

GALERIA DE IMAGENS

cetelem

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/

    motosport_oficial: "https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/"
    100
    5
  • Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial"
    76
    0
  • Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross) Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross)
Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial"
    73
    1
  • Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial"
    111
    0
  • Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial"
    19
    0
  • Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no  site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial"
    49
    3
  • #Kawasaki #VulcanS #MotoSport

    motosport_oficial: "#Kawasaki #VulcanS #MotoSport"
    73
    1
  • #ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone

    motosport_oficial: "#ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone"
    74
    1
  • #MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport

    motosport_oficial: "#MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport"
    296
    0
  • #Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez

    motosport_oficial: "#Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez"
    203
    2