BMW R 1250 GS 2019 com Tecnologia “Shiftcam”

Por a 13 Setembro 2018 17:51

Um novo vídeo acaba de aparecer nas redes sociais a mostrar pormenores sobre a nova BMW R 1250 GS , não só sobre o funcionamento do seu novo motor como imagens da sua estética para 2019.

O novo sistema “Shiftcam” introduzido no motor 1250cc da nova GS responde à posição do acelerador e faz actuar um sistema que desloca a árvore de cames lateralmente, alternando a actuação da mesma entre dois perfis distintos. Em acelerações suaves apenas os perfis parciais das árvores de cames actuam provocando uma menor abertura das válvulas de admissão e escape e proporcionando uma entrega de potência mais suave. Quando o acelerador é aberto de forma mais decidida faz actual o perfil total da árvore de cames provocando a abertura total das válvulas e dando largas aos seus 136 hp de potência.

No fundo é um sistema de abertura variável de válvulas que já vimos utilizado no passado, como por exemplo no motor da Ducati Testastretta, que faz avançar ou atrasar o timing da ignição para conseguir maior binário a baixa rotação sem prejudicar a entrega de potência a alta rotação, sendo que o perfil da cames mantém-se idêntico no motor da Ducati.

Também o sistema VTEC da Honda é semelhante ao BMW Shiftcam embora o da Honda feche algumas das válvulas por completo. A rotações mais altas a pressão hidráulica de óleo no motor VTEC da Honda aumenta e faz abrir as restantes válvulas do motor para que este entregue toda a sua potência.

Fica a dúvida se a BMW conseguirá dotar a sua nova GS de uma transição suave entre as duas fases como na Ducati ou se o sistema irá fazer com que a passagem seja mais brusca como no motor da Honda… contamos ter mais informação brevemente.

Observem o seu funcionamento

 

 

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png