MotoGP: Os casos do Mundial que deram que falar

Por a 13 Abril 2018 15:09

O incidente entre Marc Márquez e Valentino Rossi no último GP da Argentina, voltou a colocar na ordem do dia as rivalidades do Mundial de motociclismo.

A história é farta em situações do género nas três categorias que compõem o Mundial, sendo certo que o protagonismo de Márquez e Rossi  faz com que o assunto assuma grande proporções, ao contrario de outras situações vividas com outros pilotos.

O MotoSport foi à procura de situações semelhantes que deram que falar no Mundial e encontrou outros casos que foram penalizado e outros tantos em que a direcção de corrida fez vista grossa.

A verdade é que nenhum deles teve a dimensão da situação de Sepang em 2015, que em comum com a situação da Argentina, tem os mesmo protagonistas.

GP da Catalunha de  1998, Na corrida de 500cc, Max Biaggi é penalizando com um ‘Stop and Go’ arruinando todas as suas possibilidades de chegar ao título, depois de ter realizado uma ultrapassagem com bandeiras amarelas. Biaggi não cumpriu o ‘Stop and Go’ e acabou por ver a bandeira negra, a qual voltou a ignorar e cortou a meta em primeiro. Acabou por ser desclassificado terminando sem pontos.

GP da Argentina de 1998, na corrida de 250cc, Loris Capirossi apertou com Tetsuya Harada na penúltima curva da corrida, deixando o japonês fora de prova. Capirossi saiu de pista mas terminou em segundo atrás de Valentino Rossi.

Capirossi sabia que se ficasse de fora com Harada, seria campeão, mas se o japonês vencesse, o italiano perdia o título. Apesar do sucedido não tiveram lugar sanções.

GP de Itália de 1999, na corrida de 250cc, Loris Capirossi atira com Marcellino Lucchi para fora da pista logo na largada, numa situação muito perigosa. O resultado final foi a mostragem da bandeira negra ao italiano da Honda que ficou sem participar no GP da Catalunha, a prova seguinte.

GP do Japão de 2003, na corrida de MotoGP em Motegi uma queda com vários pilotos provocada por John Hopkins (Suzuki) leva a que o piloto norte-americano ficasse sem correr no GP seguinte que teve lugar em Sepang.

GP da Austrália 2003, na corrida de MotoGP, Valentino Rossi ultrapassa com um situação de bandeiras amarelas. É sancionado com 10s e avisado. Aumenta então o seu ritmo de corrida e apesar da penalização acaba por vencer.

GP do Japão de 2005, na corrida de 250cc em Motegi, Jorge  Lorenzo (Honda) com uma ultrapassagem pouco pensada, leva Alex De Angelis (Aprilia) a sair de pista. Resultado final, o piloto espanhol não acabou a corrida e foi penalizado com um GP, não alinhando na prova seguinte.

GP de Espanha de 2005, na corrida de MotoGP, Valentino Rossi, empurra Sete Gibernau para fora da pista na última curva da corrida. O italiano não foi sancionado.

GP dos Estados Unidos em 2008 que se realizou em Laguna Seca, Valentino Rossi ultrapassou Casey Stoner numa manobra que o levou para fora da pista. Não foi penalizado nem teve que devolver a posição.

GP de Aragão de 2010, na corrida de 125cc, Randy Krummenacher foi desclassificado depois de ter atirado com Marc Márquez para fora da pista na primeira curva.

GP da Catalunha de 2011, na corrida de 125cc. Johann Zarco é afastado da sua primeira vitória na categoria, depois de ter empurrado para fora da pista Nicolas Terol, na recta da meta na última volta. O piloto espanhol é declarado vencedor e Zarco apanha uma penalização de 20s terminando a corrida na sexta posição.

GP de França de 2011, em Le Mans, na corrida de  MotoGP, Marco Simoncelli  é sancionado com um ‘Ride Through’ por provocar a queda de Dani Pedrosa  que lhe custou uma fractura  na clavícula e o adeus à luta título, já que tinha chegado a esta ronda a quatro ponto de Jorge Lorenzo.

GP de Valência de 2012, na corrida de Moto2, Marc Márquez saiu da última posição da grelha de partida, depois de uma ultrapassagem mal medida a Simone Corsi, que terminou com o italiano fora da pista durante os treinos.

GP do Japão de 2012, na corrida de Moto3 em Motegi, Luis Salom tira Jonas Folger da pista na última volta. A sanção aplicada foi a de  perder cinco posições na grelha na corrida seguinte, o GP da Malásia.

GP de Espanha de 2013, na corrida de MotoGP em Jerez 2013, Marc Márquez, ultrapassa Jorge Lorenzo na última curva, tocando em Lorenzo e afastando-o da trajectória. A manobra, pouco ou nada clara, não teve qualquer tipo de sanção.

GP da Argentina em 2014, Romano Fenati vence a corrida de Moto3 em Termas de Rio Hondo, empurrando subtilmente Álex Márquez e Jack Miller. A penalização imposta foi perder um ponto na sua carta de piloto.

GP da Malásia 2015, a corrida de MotoGP em Sepang neste ano ficou para a história com Valentino Rossi a mudar a trajectória habitual e a derrubar Marc Márquez que acaba no chão. O italiano foi sancionado com três pontos na sua carta de piloto e obrigado a sair da última posição da grelha de partida no GP de Valência, onde perdeu o seu 10º título de Campeão do Mundo.

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
0 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Alexis Recent comment authors
recente antigo mais votado
Alexis
Membro
Alexis

Perante isto só posso pensar que o marquez está acima de todas as regras, ou melhor nele as regras não se aplicam. Enquanto a Dorna controlar o Motogp vai ser sempre isto com os pilotos espanhois a fazerem o que querem e nada lhes acontece, enfim.

últimas MotoGP
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/

    motosport_oficial: "https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/"
    103
    5
  • Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial"
    77
    0
  • Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross) Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross)
Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial"
    73
    1
  • Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial"
    111
    0
  • Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial"
    19
    0
  • Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no  site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial"
    49
    3
  • #Kawasaki #VulcanS #MotoSport

    motosport_oficial: "#Kawasaki #VulcanS #MotoSport"
    75
    1
  • #ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone

    motosport_oficial: "#ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone"
    76
    1
  • #MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport

    motosport_oficial: "#MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport"
    298
    0
  • #Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez

    motosport_oficial: "#Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez"
    205
    1