MotoGP: Qual será o impacto da Trackhouse no MotoGP?

Por a 8 Dezembro 2023 14:54

Os EUA desembarcam no MotoGP com a Trackhouse Racing, equipa já envolvida na NASCAR e que vai colocar em campo duas Aprilias no mundial com Miguel Oliveira e Raul Fernandez. Justin Marks, ex-piloto da Nascar, e o cantor Pitbull, são os donos da Trackhouse Entertainment Group.

A estrutura norte-americana substitui a RNF Racing, cuja participação foi bloqueada após violações do acordo com a Dorna. A Trackhouse Racing é propriedade do ex-piloto Justin Marks e do cantor Pitbull, que assumiram a estrutura fundada por Razlan Razali, incluindo os pilotos. A Trackhouse chega ao MotoGP com grandes ambições, muito provavelmente apoiadas por Dan Rossomondo,  diretor comercial do MotoGP que chegou da  NBA para relançar a imagem do campeonato do mundo.

Com esta entrada, o MotoGP  tenta chegar ao público americano,  onde há muitos fãs da Fórmula 1, especialmente depois de ter visto a série “Drive to survival”.

Um segundo Grande Prémio nos Estados Unidos

O CEO da Aprilia , Massimo Rivola à Sky, afirmou: “Disse à Dorna que agora precisaremos de um segundo Grande Prémio nos Estados Unidos, correr nas cidades, nos circuitos urbanos. Não podemos, mas temos um espetáculo único”. Em 2013 disputaram-se três GPs nos Estados : Indianápolis, Laguna Seca e Austin.

“Tivemos muitos campeões americanos no passado e quem sabe se no futuro teremos outro com a Trackhouse e Aprilia.”

A tradição dos pilotos americanos em 500 é história e lenda. Mas quem sabe esta entrada conduz realmente à formação de um piloto de MotoGP. No momento só há Joe Roberts no mundial , que não brilha na Moto2. Roberts está a competir com outra equipa dos EUA este ano: a American Racing.

Do sucesso na NASCAR para o MotoGP

A Trackhouse tem uma equipa na Nascar Cup Series, que é a principal categoria de carros dos Estados Unidos e a mais seguida no país: mais que a IndyCar e a Fórmula 1.

A equipe foi criada em 2020 e este ano conta com dois carros, o 99 com Daniel Suarez e o 1 com Ross Chastain. O próprio Chastain conquistou quatro vitórias nas últimas duas temporadas e chegou aos playoffs, ou seja, entre os 16 melhores pilotos que lutam pelo título.

A Trackhouse também criou no ano passado o Project 91, uma equipa que visa lançar pilotos de calibre internacional que desejam chegar à NASCAR. Um nome que já existe e que conhecemos bem na Europa? Kimi Raikkonen , campeão mundial de Fórmula 1 em 2007 com a Ferrari.

A Trackhouse está a crescer rapidamente. Deveria chegar ao MotoGP em 2025, mas os problemas de Razali e da Cryptodata antecipou esses planos, e além disso, uma visita do ‘boss’ Justin Marks ao GP da Áustria, deixou-o verdadeiramente encantado com a atmosfera do MotoGP.  E, neste momento, há quem afirme que a equipa americana também poderá criar equipas na Moto2 e na Moto3. Certamente seria a forma de ajudar alguns pilotos americanos a crescer! Veremos.

Quem são Pitbull e Justin Marks?

Pitbull é Armando Christian Pérez, um dos mais importantes artistas americanos do momento, nascido em Miami em 1981 e filho de imigrantes cubanos. O famoso rapper tem mais de 10 milhões de seguidores no Instagram e 3 no TikTok.

Já Justin Marks é ex-piloto da NASCAR, filho de Michael Marks, empresário e entusiasta do basquete (com ações do Golden State Warriors, de Stephen Curry ). Ele possui ações da gigante Riverwood Capital, grupo que financia empresas de diversos setores.

O pai de Marks também foi CEO da Tesla e agora faz parte do conselho de administração da GoPro.

3 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x