MotoGP: KTM chega ao verão como a maior rival das Ducati

Por a 15 Julho 2023 22:12

A marca austríaca chegou à pausa de verão no segundo lugar entre os fabricantes, logo atrás da Ducati e à frente da principal revelação do ano passado, a Aprilia. Na base dessa melhoria esteve o reforço dos seus recursos técnicos e humanos durante o inverno, mudança que tornou uma moto cheia de fraquezas e mistérios numa moto ganhadora.

 A casa de Mattighofen no início da temporada era a única que parecia poder competir pelas primeiras posições com a Ducati, o que mais tarde se veio a confirmar. Os austríacos estão hoje a colher os frutos da “boa colheita” de inverno, porque não só arrebataram o piloto Jack Miller como os técnicos Alberto Giribuola e Cristhian Pupulin à Ducati, para conseguirem os resultados almejados. Recordamos que em 2022, Francesco Guidotti foi incumbido da função de chefiar a equipa, também ele proveniente da família Ducati, mais em concreto da ‘filial’ da equipa principal, a Pramac Racing.

Com 2 vitórias e um segundo lugar no Sprint para Brad Binder, bem como um segundo lugar em Jerez na corrida ” longa “, ao que se somam 3 terceiros lugares para Jack Miller, a KTM é cada vez mais a segunda força no campeonato. O fabricante austríaco encontrou em Binder e Miller uma dupla capaz de se complementar bem e de aproveitar ao máximo as oportunidades que a Ducati deixa aos seus rivais.

Brad Binder é o quarto colocado no campeonato, 80 pontos atrás de Pecco Bagnaia. O sul-africano tem-se mostrado um especialista em recuperações e um dos melhores pilotos a fazer a gestão do pneu traseiro e nas corridas longas. Ainda assim conseguiu vencer dois Sprints, em Termas de Río Hondo e Jerez, no primeiro caso partindo da décima oitava posição!

À formação austríaca falta apenas uma vitória no domingo para chegar à excelência!

Com características completamente diferentes, Jack Miller sempre fez da surpresa e da explosividade as suas melhores armas. No primeiro fim de semana em Portimão o australiano bateu-se com Pecco Bagnaia e Marc Marquez tanto na qualificação quanto no Sprint. Jackass ocupa a sétima posição no campeonato, com uma diferença de 115 pontos para o seu ex-companheiro Pecco Bagnaia.

No entanto, a KTM é o único fabricante (além da Ducati) a ter dois pilotos no top 10 da classificação do campeonato. Isso deve-se não só a uma moto que não é das mais belas mas sim das mais eficazes, assim como aos resultados da sua consistente dupla de pilotos.

Pela rua da amargura tem andado a equipa-satélite da KTM, a Tech3 de Hervé Poncharal, que este ano corre como “ Fábrica ” GasGas e teve até agora de prescindir do seu principal piloto, Pol Espargaró que está lesionado desde o GP de Portugal. No entanto, Augusto Fernandez já terminou três vezes entre os 10 primeiros com uma moto que na prática é uma KTM, mas do ano passado.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x