MotoGP: O fenómeno Valentino Rossi

Por a 21 Setembro 2017 18:01

Provavelmente desde que o nove vezes campeão do mundo mudou-se para a Ducati em 2011 que uma simples sessão de treinos livres não gera tanto interesse como aquela que terá lugar amanhã pelas 8h55, hora de Portugal Continental, no circuito Motorland de Aragão.

E esse interesse só poderia estar ligado ao tal nome que confunde-se com a história da própria competição: Valentino Rossi. Isto porque três semanas após ter fraturado a perna direita, a mesma que havia partido em 2010, o piloto da Yamaha estará aos comandos da sua Yamaha M1 no Grande Prémio de Aragão.

Tal como tem feito por inúmeras ocasiões ao longo da sua gloriosa carreira, Rossi desafiou os limites. Não importam os títulos já conquistados e o facto de ter 38 anos, pois o desejo de fazer aquilo que sempre fez durante toda a sua vida fala sempre mais alto. É uma espécie de ‘bichinho’ que está sempre a corroer e que não deixa ficar no sossego de casa a recuperar como faria o mais comum dos mortais.

Prova disso é o facto de II Dottore ter já dito hoje em Aragão que este regresso nada tem a ver com a “luta pelo título”, onde os 42 pontos de diferença para a dupla Andrea Dovizioso/Marc Márquez são já uma montanha praticamente impossível de escalar. Tudo está relacionado com uma palavra chave em qualquer atividade desenvolvida: motivação.

Quem ganha com este regresso de Valentino Rossi são os milhares de adeptos do MotoGP, que já suspiravam pela sua ausência, o campeonato e sobretudo a entidade que o promove, a Dorna. Todo o ‘buzz’ que está a ser gerado em torno deste episódio aliado à intensa disputa pelo título mundial – os três primeiros do campeonato estão separados por 16 pontos – são mais uma vez a demonstração do que o MotoGP vive dias gloriosos em termos da sua popularidade e projecção para o mundo. Basta olhar hoje para a sala de imprensa do circuito Motorland de Aragão minutos antes do arranque da conferência de antevisão da 14ª ronda do ano.

Mesmo que amanhã Rossi ressinta-se das dores na perna direita ou perceba que não consegue estar a um nível satisfatório e com isso tenha de ser substituído por Michael Van der Mark toda esta ‘novela’ já valeu a pena. E nós agradecemos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Genesis
Genesis
6 anos atrás

Simply the best, ever

1
0
Would love your thoughts, please comment.x