MotoGP, EUA, Miguel Oliveira, 5º: “Este resultado é uma pequena vitória”

Por a 18 Abril 2023 10:24

No fim-de-semana em que regressou à competição, depois de um infeliz incidente na primeira corrida do campeonato em Portimão, e em que completou a marca de 200 GP’s, Miguel Oliveira conseguiu deixar marca positiva em Austin, Texas, com um promissor top 5, num circuito que não gosta.

Largando de P15 (5ª linha da grelha) para as duas corridas do fim de semana, desde logo no sábado Miguel Oliveira deu boas indicações. Realizou uma impressionante primeira volta, subindo seis posições, para P9, e rodou agilmente na luta pelos pontos ao longo da corrida de 10 voltas. A duas voltas do fim, conseguiu posicionar-se em oitavo lugar, posição que defendeu até à passagem pela bandeira de xadrez e que lhe permitiu conquistar dois importantes pontos para o campeonato.

“Não foi ideal largar de 15º, mas conseguimos tirar o melhor proveito da situação e recuperar algumas posições. Fizemos o que queríamos – somar pontos no sprint, que é o mais difícil de conseguir”, afirmou.

No domingo, Miguel Oliveira iniciou o dia com uma forte prestação no warm up, fixando o terceiro melhor tempo da sessão e preparando ‘terreno’ para um emocionante dia de corrida.

A largada da quinta linha não parecia muito promissora, mas o piloto da Charneca da Caparica disparou como um foguete e chegou ao oitavo lugar na primeira volta, aproximando-se de Johann Zarco e Marco Bezzecchi. Após a terceira passagem pela linha de meta, Oliveira foi com tudo para cima do francês  da Pramac, que conseguiu contra-atacar. A meio da corrida, finalmente ultrapassou Zarco e, atrás de Maverick Viñales, abriu caminho em busca de Bezzecchi, que ultrapassou na volta 14, controlando depois a sua corrida para terminar na 5ª posição e recolher 13 preciosos pontos para o campeonato do mundo.

“A corrida foi um pouco agitada por causa das quedas e do vento. Sabíamos desde o Warm Up que as condições seriam um pouco mais difíceis. Foi um desafio não cair nas primeiras voltas, mas depois consegui entrar num ritmo confortável. A equipa fez um trabalho incrível, dando-me uma moto ótima e rápida, que teve um bom desempenho. Este resultado é uma pequena vitória depois da minha recuperação da lesão. Dadas as circunstâncias, numa pista que eu realmente não gosto, o quinto lugar é um bom resultado. Ao mesmo tempo, foi a minha primeira corrida pela Aprilia, que consegui terminar. Por isso, estou feliz por ter recomeçado a minha temporada desta forma”, comentou visivelmente orgulhoso o português de 28 anos.

A lesão continuou a incomodar, admitiu Oliveira. “Para ser honesto, eu sentia tanta dor em todo o corpo que os ligamentos da minha perna eram quase irrelevantes”, disse.

O fato do vento ter mudado para a corrida foi outro incómodo na corrida para o piloto da CryptoDATA RNF-Aprilia. “O vento estava a soprar de uma direção estranha, então as paredes laterais dos pneus estavam sob pressão adicional nas curvas à direita. Desgastaram muito e perdia o controle da roda dianteira. Mas o desempenho estava lá, apesar da subviragem, e na verdade fui oito décimos de segundo mais rápido por volta do que no sábado. Era um mundo diferente no domingo!” Concluiu Miguel Oliveira.

Agora, toda a caravana de MotoGP regressa a casa e prepara-se para o regresso à Europa em menos de quinze dias no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, marcado para o último fim de semana de abril.

Resultados MotoGP Austin/EUA

1. Alex Rins (E), Honda,

2. Luca Marini (I), Ducati, +3.498sec

3. Fabio Quartararo (F), Yamaha, +4.936

4. Maverick Viñales (E), Aprilia, +8.318

5. Miguel Oliveira (P), Aprilia, +9.989

6 Marco Bezzecchi (I), Ducati, +12.049

7 Johann Zarco (F), Ducati, +12.242

8 Franco Morbidelli (I), Yamaha, +20.399

9 Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +27.981

10. Augusto Fernández (E), KTM, +28.217

11. Michele Pirro (I), Ducati, +32.370

12. Jonas Folger (D), KTM, +1:08.065 min

13. Brad Binder (ZA) , KTM, +1:23.012

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x