MotoGP: É oficial, Miguel Oliveira terá uma Aprilia de fábrica em 2024

Por a 24 Dezembro 2023 14:20

A Ducati e a KTM/GASGAS vão usar quatro motos actuais de fábrica do MotoGP no próximo ano, a Aprilia vai usar três pela primeira vez. Miguel Oliveira pode respirar aliviado. Que melhor ‘prenda de Natal’ para o piloto luso.

Numa entrevista exclusiva no dia 13 de dezembro à Speedweek.com, o novo proprietário da equipa Trackhouse Aprilia MotoGP, Justin Marks, não escondeu a sua intenção de substituir as motos dos seus dois pilotos, Miguel Oliveira e Rául Fernández, por motos com especificações idênticas às Aprilia RS-GP 24 de Aleix Espargaró e Maverick Viñales. Porém, até agora era questionável se o material ainda poderia ser entregue à equipa da American Trackhouse em 2024 porque o prazo do pedido já expirou há muito tempo. As máquinas de fábrica da Aprilia também facilitariam o fornecimento de peças de reposição e toda a logística.

Na última sexta-feira, a pedido da Speedweek.com, o CEO da Aprilia Racing, Massimo Rivola, confirmou o que Paulo Oliveira (pai e empresário de Miguel Oliveira) já tinha anunciado nesta plataforma nos últimos dois dias: O português estará em Doha desde o início do temporada / Catar (8 a 10 de março) com duas Aprilia RS-GP24 na box da Trackhouse.

Miguel Oliveira receberá tratamento preferencial na Aprilia Racing em 2024 sobre Fernández (5º lugar no final do MotoGP em 2023) por razões compreensíveis (mais experiência, melhores resultados em 2023, apesar de três lesões).

Raúl Fernández vai começar a temporada com uma Aprilia RS-GP23 com especificação de motor de 2024 e só mudará para uma RS-GP24 mais tarde (possivelmente em Mugello ou um pouco antes).

Uma alteração nas “especificações do motor” após a homologação do motor na quinta-feira no Qatar não é permitida pelos regulamentos. Quantas motos e motores de 2024 estarão disponíveis para Espargaró, Viñales e Oliveira nos testes de inverno em Sepang (6 a 8 de fevereiro) e no Circuito de Lusail (19/20 de fevereiro de 2024) ainda não é uma estimativa clara.

Recorde-se que Oliveira não pôde participar do teste de terça-feira em Valência porque fraturou a omoplata em Doha, no sábado. No entanto, o cinco vezes vencedor do MotoGP já testou a RS-GP23 no teste de segunda-feira em Misano, no dia 8 de setembro. A estreia do piloto português com a RS-GP 24 está confirmada para a primeira prova da nova temporada, onde também terá que cumprir a penalização de ‘Long Lap’ devido ao acidente com Aleix Espargaró e Enea Bastianini na primeira volta do sprint de Losail.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x