MotoGP: Corridas Sprint prometem animar nova temporada

Por a 26 Novembro 2022 15:52

O formato do fim-de-semana no MotoGP vai mudar em 2023. As corridas Sprint serão a principal novidade, enquadradas numa agenda de fim-de-semana particularmente movimentada e que promete trazer mais espetáculo ao campeonato do mundo.

As corridas rápidas, as denominadas ‘Sprint Race’ serão disputadas no sábado, às 15h, terão metade da duração das corridas longas e vão ser atribuidos pontos até ao nono lugar. A qualificação não vai desaparecer e no domingo de manhã haverá um desfile de pilotos, desparacendo as sessões de Warm-up de Moto3 e Moto2.

Um sábado intenso

As corridas de sprint realizam-se no sábado, pelas 15h00, numa altura que coincide com o final das sessões de qualificação de MotoGP e Moto2. As corridas de terão metade das voltas previstas para a corrida principal de domingo. A sua duração será de aproximadamente 20 minutos, com 12 litros de combustível disponíveis, para manter mais ou menos a mesma proporção com a corrida longa, mas ao mesmo tempo permitindo uma estratégia mais agressiva.

Serão atribuidos 12 pontos ao vencedor, 9 pontos ao segundo classificado; 7 ao terceiro, 6 ao quarto classificado, 5 ao sexto,  4 ao sétimo, 2 ao oitavo e 1 ponto ao nono classificado.

O resto do programa

A admissão ao Q2 será confirmada na sexta-feira após o TL1 e TL2. O TL4 anterior de 40 minutos no sábado, será substituído pelo TL33 na manhã de sábado e durará uma hora. Esta nova sessão pretende também ser crucial para a compreensão da afinação da corrida e da escolha dos pneus, ainda que o horário se mantenha bastante diferente.

O warm-up de Moto2 e Moto3 no domingo não vai mais acontecer, enquanto o de MotoGP será reduzido de 20 para 10 minutos. A abolição dos treinos de domingo para as classes menores abrirá espaço para um Rider Fan Show ao estilo F1 às 10h00. Nesta apresentação, os 22 pilotos do MotoGP serão conduzidos à pista num camião e entrevistados por um moderador.

As respostas serão então traduzidas para o idioma local. “Desta forma vamos melhorar a interação entre equipas, pilotos e adeptos na pista,” explicou o director desportivo da Dorna, Carlos Ezpeleta.

A corrida de Moto3 terá início no domingo às 11h00, a de Moto2 às 12h15 (cinco minutos antes) e a corrida de MotoGP às 14h00. O resultado da corrida de sprint não afetará a grelha de partida de domingo, já que o resultado do Q1 e Q2 voltará a contar. O procedimento da grelha na corrida de sprint terá a duração de 15 minutos, o mesmo que nas classes de Moto3 e Moto2.

Penalizações

Quanto às penalizações, haverá apenas três advertências de limites de pista na corrida Sprint em vez de cinco, como na corrida de domingo. As penalidades da corrida Sprint podem ser transferidas para a corrida de domingo se, por exemplo, não houver tempo suficiente para uma penalidade de Volta Longa no sábado.

0 0 votes
Article Rating
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x