MotoGP, 2021, Qatar: A “escola de campeões” KTM GP Academy

Por a 26 Março 2021 21:35

No Grande Prémio deste fim-de-semana no Circuito de Losail, os pilotos Miguel Oliveira e Brad Binder de MotoGP, são na verdade o expoente da Red Bull KTM Factory Racing, mas só na classe de Moto3, a ‘armada laranja’ soma nada mais nada menos que um total de 14 pilotos, muitos deles oriundos da KTM GP Academy… jovens lobos à procura de um lugar ao sol. 

Tanto o sul-africano Binder (25 anos) como o português Oliveira (26 anos) da categoria principal, passaram pela Red Bull MotoGP Rookies Cup, evoluindo depois nas categorias Moto3 e Moto2 até conduzirem as motos de fábrica na classe rainha. Parece simples mas não é, exige muita determinação, empenho, focos nos objetivos traçado, sacrifício… 

A KTM GP Academy é uma iniciativa que fornece os próximos ‘Binders’ e ‘Oliveiras’ deste mundo. Iniciativas como a Red Bull MotoGP Rookies Cup, a Northern Talent Cup e a Austrian Junior Cup, onde os mais novos se começam a familiarizar com as máquinas KTM e impulsiona-os a ter perspectivas mais brilhantes numa carreira de piloto até ao auge deste desporto: o campeonato do mundo de MotoGP. 

Pedro Acosta #37, 16 anos de idade venceu em 2020 a Rookies Cup, compõe este ano com Jaume Masia um dueto espanhol na equipa de Aki Ajo

Na atualidade a KTM detém na Moto3 o título de pilotos atual alcançado o ano passado por Albert Arenas com o Team Aspar. Em 2021 estão na Red Bull KTM Ajo o espanhol Jaume Masia (20 anos de Espanha) e o compatriota que venceu a Red Bull MotoGP Rookies Pedro Acosta (um estreante de 16 anos). Também a pilotar uma KTM RC4 de Moto3 da Academia KTM estão na  KTM Tech3 Ayumu Sasaki (20 anos, do Japão) e Deniz Öncü (17, da Turquia). Todos estes quatro pilotos da vibrante divisão de Moto3 estão entre um total de 12 corredores equipados com KTM RC4 em 2021. Recorde-se que a KTM ganhou o campeonato mundial inaugural de Moto3 em 2012, e mais três coroas de pilotos até o momento.

Jorge Martin na primeira prova de Losail de 2020 foi sexto no GP de Portugal e concluiu o campeonato de Moto2 na quinta posição. Na foto abaixo a nova formação da Red Bull KTM Ajo de Moto2, Raul Fernandez e Remy Gardner

Na classe de Moto2 a KTM GP Academy conta com a Red Bull KTM Ajo emparelhando Raul Fernandez (20 anos, espanhol com dois anos em GP’s e duas vitórias de Moto3) e Remy Gardner (23 anos, australiano com seis temporadas de GPs, uma vitória e cinco pódios) na Moto2. Fernandez segue este ano com a equipa de Aki Ajo enquanto Gardner, na Moto2 nos últimos cinco anos, é a grande novidade na ‘armada laranja’.

Pilotos com motos KTM em 2021 

MOTO 3

Red Bull KTM Ajo (Jaume Masia e Pedro Acosta); Red Bull KTM Tech3: Ayumu Sasaki e Deniz Öncü); CarXpert PrüstelGP (Jason Dupasquier e Ryusei Yamanaka); BOE Owlride (Stefano Nepa e Riccardo Rossi); CIP Green Power (Kaito Toba e Maximilian Kofler); Avintia Esponsorama Moto3 (Carlos Tatay e Niccolò Antonelli)

MOTO 2 

Red Bull KTM Ajo (Remy Gardner e Raul Fernandez)

MOTOGP

Red Bull KTM Factory Racing (Miguel Oliveira e Brad Binder); Tech3 KTM Factory Racing (Danillo Petrucci e Iker Lecuona)

Pit Beirer, Diretor de KTM Motorsport: “Agora temos na nossa equipa Red Bull KTM Factory Racing, dois pilotos que percorreram todo o caminho através de nossa estrutura de corrida KTM, e realmente sentimos que a KTM GP Academy é extremamente relevante. Podemos mostrar aos pilotos que ainda estão nos estágios iniciais das suas carreiras, dando-lhes as ferramentas e a confiança para percorrer todo o caminho. Esta filosofia tem sido muito importante e muito bem sucedida no nosso programa de motocross, e realmente esperamos que fique ainda mais forte para trazer mais histórias fantásticas ao MotoGP. Esperamos uma temporada fantástica e algumas corridas bastante emocionantes na Moto3 e Moto2 este ano”.

Aki Ajo, Diretor da Red Bull KTM: “O desenvolvimento desta espécie de escotismo  sempre esteve no nosso coração e tornou-se uma das nossas especialidades. 50% do nosso trabalho é conseguir bons resultados na Moto3 e Moto2, e os outros 50% é desenvolver os pilotos para que fiquem mais preparados quando dão aquele passo mental e técnico. É importante encontrar pilotos com a atitude certa e tentar usar a nossa experiência na organização KTM para desenvolvê-los. Estamos muito entusiasmados com a temporada de 2021.”

Hervé Poncharal, Diretor da Red Bull KTM Tech3: “Todos nós sabemos a importância do‘ fator piloto nos GP’s e isso significa que estamos muito orgulhosos e felizes por fazer parte deste esquema da KTM e confiantes no futuro. A estrutura com a presença da KTM nas diferentes séries e classes significa uma clara vantagem. É um bônus para toda a organização. Tanto Ayumu Sasaki como Deniz Öncü passaram pela Red Bull MotoGP Rookies Cup e agora mostram o seu talento no campeonato do mundo. Talvez possam seguir o mesmo caminho que Miguel Oliveira e Brad Binder para se tornarem as principais ‘armas’ da KTM no futuro.”

3 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x