MotoGP, 2021, Lorenzo Savadori: o rookie já veterano

Por a 17 Março 2021 15:30

Apesar de se ter estreado no MotoGP em 2020, o italiano qualifica-se oficialmente como um rookie em 2021, ao iniciar o seu primeiro ano completo no Mundial

“Savadori começou a ser notado na Red Bull Rookies Cup em 2007 quando venceu a primeira ronda em Jerez e terminou como vice-campeão.”

Com o Campeonato do Mundo de MotoGP de 2021 cada vez mais perto após seis dias de testes no Qatar, uma das principais histórias a caminho de Losail era o suposto duelo entre Lorenzo Savadori e Bradley Smith para o último lugar na Aprilia Racing Team Gresini.

O substituto de Andrea Iannone na fábrica de Noale não foi decidido na pista, no entanto, com o britânico Bradley Smith alegadamente a afastar-se da Aprilia antes do Teste do Qatar.

Foi na apresentação oficial da Aprilia que esta revelou oficialmente a renovada RS-GP e a sua formação de pilotos foi confirmada como Aleix Espargaró e Lorenzo Savadori.

O caminho do italiano para a categoria principal é invulgar e certamente não espelha os caminhos dos rivais estreantes Jorge Martin, Enea Bastianini e Luca Marini.

O título de Superbike do CIV de 2020 e a sua participação nas últimas três rondas do Mundial de MotoGP de 2020 foram suficientes para ver Savadori ser promovido a piloto a tempo inteiro.

Antes, o piloto da Cesena passou rapidamente de uma figura promissora no motociclismo italiano para um valor sólido nas SBK.

Após competir em campeonatos regionais e nas mini-motos europeias, Savadori começou a ser notado com a sua chegada à Red Bull Rookies Cup em 2007 quando venceu a primeira ronda em Jerez e terminou a campanha como vice-campeão.

Em 2008, deu o salto para o CIV e conquistou-o à primeira tentativa. Nesse mesmo ano, venceu também a prova de 125 do Campeonato da Europa realizada em Albacete e participou como ‘wildcard’ no Campeonato do Mundo de 125cc em Mugello, Misano e Valência.

As suas grandes performances serviram de trampolim para dar o salto para o Campeonato do Mundo de 125cc como piloto permanente, um ano depois, com a ajuda da Fontana Racing.

Nessa campanha de 2009, terminou apenas 4 das 13 corridas disputadas, com um notável nono lugar em Mugello.

No ano seguinte manteve-se na categoria, desta vez com a Matteoni C.P. Racing antes de competir no CIV em Superstock e na Copa FIM STK1000 em 2011. Manteve-se nas STK1000 em 2012 e alcançou a sua primeira vitória em Monza, terminando em 5º lugar, resultado que repetiu em 2013.

Em 2014 deu um passo em frente e terminou em segundo lugar, antes de ser coroado campeão com a Aprilia em 2015 graças a 4 vitórias e 7 pódios.

Um ano depois aterrou no paddock de SBK, onde rapidamente se tornou uma ameaça regular na frente.

Em 2019, Savadori decidiu mudar de direção e iniciou um novo projecto com as MotoE na Trentino Gresini. Disputou a temporada inaugural das Enel MotoE, com um melhor resultado de sétimo lugar no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli.

Em 2020, o italiano teve a oportunidade de regressar ao Mundial de MotoGP, desta vez como piloto de testes da Aprilia fzendo a sua estreia na classe rainha em Valência.

Continuou a substituir Bradley Smith nas duas últimas rondas do ano e acabou por ingressar a tempo inteiro para 2021, realizando o sonho de qualquer piloto.

O italiano vai começar o ano muito motivado, mas potencialmente no pé de trás, pois continua a recuperar de uma lesão no ombro que prejudicou o seu teste no Qatar, mas depois de lutar até ao topo nas circunstâncias mais improváveis, seria estúpido descartar o número 32 na luta por Rookie do Ano enquanto se prepara para mostrar a coragem e determinação que o ajudaram até este ponto.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x