Moto 3, 2021, Algarve: Acosta, o ‘Tubarão de Mazarrón’!

Por a 7 Novembro 2021 23:36

Pelo segundo ano consecutivo, a KTM iniciou as celebrações do campeonato em Portimão depois de Albert Arenas ter ganho a competição de Moto3 de 2020 no mesmo local. Agora, o ‘rei’ foi Pedro Acosta, um adolescente de 17 anos com uma enorme dose de maturidade… o ‘puto-maravilha’ que nasceu para as motos!

“Sinto que não tenho nada a dizer neste momento! Fiz a volta de aquecimento a chorar. Só posso dar os meus agrecimentos à equipa, ao Aki, à KTM e Red Bull. Eles deram-me uma família este ano. Graças também aos fãs que me enviam mensagens todos os dias. A todas as pessoas que me incentivaram: este campeonato é para eles”. PEDRO ACOSTA, CAMPEÃO DO MUNDO DE MOTO3 2021

QUEM É PEDRO ACOSTA?

Pedro Acosta Sánchez nasceu em 25 de maio de 2004 em Mazarrón, na região de Murcia – daí o seu apelido de “Tubarão de Mazarrón”. Conquistou o seu primeiro título nas minibikes na Espanha em 2013, em 2015 ganhou o Cuna de Campeones na classe MiniGP 110 e em 2017 foi coroado campeão espanhol na classe de PreMoto3.

Acosta causou sensação no paddock de MotoGP no ano passado, ao vencer as seis primeiras corridas da Red Bull MotoGP Rookies Cup, sem exceção. A propósito, em 2019 terminou a série júnior “Road to MotoGP” atrás de Carlos Tatay em segundo lugar geral. Agora, depois de Johann Zarco, Danny Kent, Brad Binder, Joan Mir, Jorge Martin e Enea Bastianini, Acosta é o sétimo participante da Rookies Cup a ser coroado campeão mundial.

No entanto, a série do jovem espanhol quebrou-se. Após seis vitórias, apenas três lugares no pódio conseguiu nas seis corridas seguintes. No entanto, ninguém contestou a sua vitória da Red Bull MotoGP Rookies Cup 2020. No Campeonato Mundial Júnior de Moto3, Acosta teve que aceitar o terceiro lugar da geral, atrás de Izan Guevara e Xavier Artigas.

A GLÓRIA NA MOTO3

Seguiu-se um início de carreira de sonho no Campeonato do Mundo este ano: Pedro Acosta é o primeiro piloto na história dos Grandes Prémios a subir ao pódio quatro vezes consecutivas nas suas primeiras quatro corridas no Campeonato do Mundo: com um segundo lugar e três vitórias teve no início da temporada 95 de 100 pontos possíveis!

Em 2021 Acosta foi segundo no GP do Qatar, e logo a seguir conseguiu 3 vitórias consecutivas (Doha, Portugal e Jerez), voltando a vencer na Alemanha, Estíria e Algarve. E mais ainda, Acosta é apenas o terceiro adolescente a ter três ou mais vitórias em GPs antes de completar 17 anos – ao lado de Marco Melandri (3 vitórias) e Maverick Viñales (4 vitórias). Acosta só não somou pontos em Aragão e tem 259 pontos acumulados contra os 213 do segundo classificado Dennis Foggia… o que significa que se vencer em Valência somará 284 pontos!

KEVIN SCHWANTZ COMO ÍDOLO

Também notável para um jovem de 17 anos é que o seu grande ídolo seja Kevin Schwantz, campeão mundial de 500 cc em 1993. Acosta nasceu dez anos e meio depois da lenda da Suzuki conquistar o seu título. Mesmo assim, Pedro e o pai continuam a assistir aos vídeos da era Schwantz.

Quando no GP de Austin, Acosta se deparou com o seu herói de infância, quase tropeçou junto ao texano: “Ufa, estou nervoso”, confessou o espanhol, que até ria disso com o texano. E Schwantz deu-lhe uma dica: “Seja esperto. Estou convencido de que você pode ser campeão! “

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x