Futuro colega de Oliveira fora da última do ano
Operado há quatro dias, era previsível a exclusão do italiano, que será agora substituído por Nicholas Spinelli. ‘Petrux’ ficou marcado para exame médico em Jerez antes de ser autorizado a alinhar, após cirurgia à mão só há uns dias, e foi agora declarado inapto.
‘Petrux’ foi operado esta semana para estabilizar uma fratura no quarto metacarpiano da mão direita, mas não recebeu luz verde para correr na Etapa Espanhola da Pirelli. Petrux lesionou-se na mão num estranho acidente de treino no ginásio, antes do Estoril, e tentou correr em Portugal, mas foi declarado inapto após o TL1.

Depois de optar pela cirurgia na segunda-feira seguinte ao Estoril, o piloto #9 pretendia correr em Jerez, mas foi declarado inapto esta quinta-feira.
Petrucci lutava pelo terceiro lugar na classificação, mas caiu para quinto depois de perder o Estoril, e agora não tem oportunidade de recuperar a terceira posição.
Isto significa que a sua última corrida com a Barni Ducati aconteceu em Aragão, antes da sua troca pela BMW em 2026, onde alinhará ao lado de Miguel Oliveira.
Petrucci disse: “Lamento não poder correr a última corrida com a equipa Barni. Tinha imaginado um final diferente, (…) lutar pelo terceiro lugar no Campeonato e despedir-me da equipa com uma boa prestação. Em vez disso, (…) dói ainda mais porque não pudemos lutar e partilhar este último fim de semana juntos”.

No seu lugar estará Nicholas Spinelli, que já realizou feitos heroicos no lugar de Petrucci. Em 2024, quando Petrucci perdeu a Etapa Holandesa devido a lesão, Spinelli venceu a sua primeira corrida em SBK após uma aposta arriscada com pneus e uma bandeira vermelha no momento certo, o que o ajudou a obter uma vitória surpreendente.
Mais recentemente, tem competido em MotoE e ocupa a sexta posição da classificação antes da última corrida da temporada em Portimão, em novembro, embora continue na disputa matemática pelo título, com 24 pontos de atraso para o líder Alessandro Zaccone, na primeira posição.
Spinelli disse: “Sinto muito pelo Danilo, ele estava a lutar pelo terceiro lugar e é realmente lamentável que esteja lesionado agora. Desejo uma rápida recuperação ao Danilo. Estou feliz e agradeço à equipa Barni por me ter ligado!”
















