SBK, Catalunha: Ducati e Yamaha em vantagem sobre a Kawasaki

Por a 22 Setembro 2022 11:08

O Circuito de Barcelona-Catalunha recebe a oitava ronda da temporada 2022 este fim-de-semana (23 a 25 de Setembro). Após uma longa pausa de Verão, quatro corridas do Campeonato do Mundo de Superbike serão agora realizadas, num ciclo quinzenal em Setembro e Outubro, antes da ronda final na Austrália em Novembro.

Com cinco corridas pela frente, incluindo a deste fim de semana, estamos agora firmemente na hora de decidir o título para Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati), Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com Brixx WorldSBK) e Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK).

Ducati, Yamaha e Kawasaki encontram maneiras diferentes de estabelecer tempos de volta semelhantes, mas as corridas deste fim de semana podem ser a ronda crucial que consideramos um fator decisivo na batalha do Campeonato. O circuito de 4,6 km tem um pouco de tudo: curvas longas e rápidas, zonas de travagem e aceleração fortes e uma reta de alta velocidade, bem como mudanças rápidas de direção. Há uma razão para que Montmelo tenha sido um local de testes regular das SBK ao longo dos anos.

Bautista, líder do Campeonato por 30 pontos, esteve em grande forma durante toda a temporada ao conquistar oito vitórias e quase não cometeu um erro. Chegando às corridas deste fim de semana, sabe que parte como favorito. Vencer corridas é o objetivo, mas manter a cabeça fria e aumentar sua vantagem no Campeonato deve ser a única coisa na sua mente. As consequências do seu contacto na Corrida 2 com Rea em França, fizeram correr muita tinta nos últimos dez dias e agora é a hora de começar de novo e garantir que os seus rivais sejam mantidos sob pressão.

Rea é o piloto mais pressionado neste fim de semana. O circuito está situado no sopé das montanhas dos Pirenéus e o desafio que Rea enfrenta na classificação agora é tão difícil de escalar quanto uma montanha. O homem da Kawasaki está 47 pontos atrás de Bautista e embora esteja longe de ser uma diferença intransponível, este fim-de-semana será muito complicado para Rea. A Kawasaki ZX10-RR não é o pacote mais forte da Catalunha. No recente teste de SBK, ele lutou pelo ritmo de corrida e parecia muito frustrado dentro da box. Foram apenas os pneus super macios da Superpole que levaram a tempos competitivos. Enquanto a Ducati e a Yamaha têm pacotes completos que funcionam na Catalunha, a Kawasaki não. O meio do circuito será a parte mais forte da pista para Rea, sendo de esperar ver o norte-irlandês no limite absoluto da curva 5 à curva 10. A estabilidade dianteira nas zonas de travagem mais longas é onde Rea vai tentar capitalizar os pontos fortes da moto, mas será uma tarefa difícil este fim-de-semana.

Enquanto  a Kawasaki e Rea enfrentam um fim de semana difícil, o mesmo não pode ser dito para Razgatlioglu com a Yamaha. A estrela turca está na forma da sua vida. Oito vitórias em 11 corridas foi um retorno sensacional à forma e, embora tenha cometido um erro, após um problema de travagem, na corrida 1 de Magny-Cours, Razga está pronto para atacar mais uma vez. A pista deste fim de semana será adequada para a Yamaha R1. As curvas longas e rápidas da curva 3 e a curva final ajudarão Toprak que  poderá pilotar com a sua agressividade, melhor e extravagante.

O teste recente na Catalunha viu o atual Campeão do Mundo cair pesadamente na Curva 5 e cair mal sobre o cotovelo. No entanto, não mostrou nenhum efeito negativo disso em França e conseguiu uma dobradinha no domingo em Magny-Cours. Com uma diferença de 30 pontos para compensar, ele precisará fazer algo semelhante neste fim de semana.

Na Catalunha, a Ducati espera ser muito forte no setor um e no setor final do Circuito de Barcelona-Catalunha. A Kawasaki será forçada a gerar a sua vantagem no meio da volta. Yamaha e Razgatlioglu, porém, serão rápidos em toda a volta. Será suficiente para fazer uma diferença significativa?

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x