SBK, 2021, Assen: Kawasaki quer voltar à liderança

Por a 20 Julho 2021 14:30

Com a ronda de Assen do Campeonato Mundial de Superbike no calendário, pela primeira vez desde 2019, Jonathan Rea e Alex Lowes terão a oportunidade de correr de novo num dos seus circuitos favoritos

“Estou realmente feliz por regressar a Assen e o facto de que haverá muitos fãs é um enorme bónus. O objetivo é ganhar!” Jonathan Rea

A quinta ronda da campanha de 2021 terá lugar na histórica pista holandesa este fim-de-semana, de 23 a25 de Agosto.

O regresso do que é carinhosamente conhecido como “A Catedral” das corridas de moto é um passo ansiosamente antecipado para todos dentro do cenário do SBK, mas para o seis vezes Campeão Mundial Jonathan Rea foi, até muito recentemente, a sua melhor pista, em termos de vitórias nas corridas e outros lugares no pódio combinados.

Rea marcou 12 das suas 104 vitórias de carreira nesta categoria em Assen, a sua primeira em 2010 e a sua mais recente em 2018. Se Jonathan vencesse sequer uma corrida em Assen, seria o primeiro piloto na história da SBK a registar 13 vitórias em corridas num único circuito.

Atualmente Rea tem 12 vitórias em Assen (como também em Portimão), o que o coloca em condições de igualdade com a dúzia de vitórias em Assen do Campeão de SBK Carl Fogarty antes da sua reforma em 2000. Claro que agora se disputam 3 corridas por fim-de-semana!

Jonathan vai estar a tentar recuperar a liderança do campeonato que perdeu durante a ronda anterior em Donington.

Apenas dois pontos separam Toprak Razgatlioglu de Jonathan Rea após quatro rondas do campeonato, um início emocionante de uma temporada que está programada para 13 eventos individuais e 39 corridas pontuáveis separadas.

Jonathan já levou a Kawasaki Ninja ZX-10RR de 2021 a 11 pódios em 12 corridas, um total que inclui cinco vitórias.

Depois de ter marcado o mais recente dos seus quatro pódio da temporada 2021 em Donington, Lowes está atualmente em quarto lugar na classificação do campeonato e irá tentar registar mais sucesso no pódio num circuito em que marcou uma pole position e um lugar no pódio no início da sua carreira.

Tal como muitos pilotos britânicos, Lowes sente uma afeição especial por Assen; em parte devido a experiências de corridas lá antes da sua entrada nas SBK e em parte porque este foi também o cenário do seu primeiro pódio de SBK.

O seu sucesso solitário na qualificação da Superpole também veio em Assen, em 2018.

Os campeonatos SSP e SSP300 voltarão a juntar-se à classe principal de SBK para o fim-de-semana holandês, depois de ter falhado a ronda anterior de Donington. Outro fim-de-semana completo de ação seguir-se-á pouco depois de Assen, como um novo circuito para as SBK, o Autodrom Most na República Checa, entre 6 e 8 de Agosto.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Mundial Superbikes
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x