SSP300: Ana Carrasco a caminho de mais recordes

Por a 24 Junho 2019 13:30

Ao ganhar a corrida deste Domingo em Misano, a Espanhola Ana Carrasco passa a ser o piloto com mais vitórias na curta história das SSP300, ficando em segundo na corrida para renovar o seu título mundial, único para uma mulher nas modalidades de Motociclismo!

Vale a pena lembrar que a piloto de 22 anos, que é originária de Cehegín, perto de Murcia, se tornou Campeã Mundial o ano passado, depois de no ano anterior, a 17 de setembro de 2017, em Portimão, ter sido a primeira mulher a vencer uma prova do mundial de motociclismo na sua Kawasaki Ninja 400 da equipa David Salom Junior Team.

Ana Carrasco Gabarrón, de seu nome completo, nasceu a 10 de março de 1997 e seguiu o habitual caminho das minimotos, pois com 3 anos de idade já pilotava, usando uma minimoto que a sua irmã mais velha tinha deixado, passando depois para o Campeonato de Velocidade regional em 125.

Por alturas de 2009, com apenas 12 anos, já estava na Pré-Moto3 e passou para o Campeonato Espanhol de Velocidade CEV, onde foi também a primeira mulher a pontuar.

O ano seguinte viu-a nas Moto3, atingindo o Mundial da classe em 2013 com a equipa JHK Laglisse numa KTM.

Mais uma vez, a jovem que cita Valentino Rossi e Casey Stoner como duas referências foi a primeira mulher a marcar pontos na classe, começando com um modesto 15º na Malásia mas acabando com um excelente 8º em Valencia a fechar a época.

Foi a melhor classificação para uma piloto feminina em qualquer classe do Mundial desde 1995, quando a japonesa Tomoko Igata ficara em 7º na República Checa, na então categoria de 125 cc.

Ana Carrasco no Mundial de Moto3

Seguiram-se 2 anos difíceis, com problemas de financiamento das equipas que integrava, nomeadamente perdendo as últimas 4 corridas de 2014, o que não facilitou a obtenção de maquinaria competitiva no ano seguinte.

Assim Carrasco acabou por ingressar no novo Campeonato de Supersport 300 em 2017, onde se misturou com os melhores nas impressionantes molhadas agora habituais na classe e terminou a época com a já histórica vitória em Portimão…

Com esta mais recente vitória a elevá-la à segunda posição no Campeonato, poucos apostariam contra a sorridente rapariguinha do sul de Espanha, regularmente no pelotão dos mais rápidos, ser capaz de renovar o seu título em 2019…

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Mundial Supersport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x