SBK: Slicks em todas as classes para 2020

Por a 30 Outubro 2019 16:00

A Pirelli e a Dorna chegaram a acordo para estender a sua colaboração por mais três anos, com a Pirelli a permanecer assim como fornecedor oficial de pneus para todas as classes do Campeonato Mundial de Superbike até 2023 .

A Pirelli é o fornecedor oficial de pneus das SBK desde 2004, ano em que a regra do fornecedor de pneus únicos foi introduzida. A extensão dessa parceria, que deveria expirar em 2020, garante que o fornecedor de pneus e a série derivada da produção continuam a trabalhar juntos até uma vigésima temporada pelo menos.

Este contrato também apresenta uma mudança significativa em todas as classes de suporte das SBK. A partir de 2020, todas as máquinas de SSP, SSP300 e a novíssima Yamaha R3 bLU cRU European Cup usarão exclusivamente pneus slick Diablo Superbike, substituindo os pneus DOT usados ​​até agora nessas classes e seguindo os passos do campeonato líder.

Nas SBK, os pneus 200/65 traseiros e 125/70 dianteiros tornam-se os tamanhos padrão a partir do próximo ano, com uma alocação máxima por piloto de 11 dianteiros e 13 traseiros durante todo o fim de semana de corrida.

A alocação para as SSP será de 8 à frente e 9 à retaguarda (com um novo tamanho traseiro de 190/60), enquanto para as SSP300 os regulamentos preveem os mesmos de agora : três frentes (110/70) e três traseiros (140/70).

Roberto Righi, Vice-Presidente Comercial Executivo Moto da Pirelli, também comemorou a extensão: “O automobilismo é historicamente uma parte importante do DNA da nossa empresa e a colaboração entre a Pirelli e o Campeonato Mundial de Superbike representa sem dúvida uma das de maior longevidade e sucesso na história do desporto motorizado.”

“Esta renovação oferece continuidade à nossa estratégia corporativa, que nos últimos anos permitiu à Pirelli estabelecer-se como uma referência absoluta no segmento de corridas de pneus superdesportivos e além. Com este contrato, a Pirelli também garante a sua confiança continuada na Dorna, organizadora e promotora do campeonato, garantindo que juntos possamos continuar a oferecer e desenvolver uma série de classe mundial e que a Pirelli, continua a reconhecer no campeonato uma excelente plataforma para desenvolver e promover os seus produtos.”

Giorgio Barbier, diretor de atividades desportivas da unidade de negócios de motocicletas da Pirelli, disse:

“Eu acompanho este campeonato da Pirelli desde o início de nossa aventura como fornecedor de pneus únicos para todas as classes, e estou naturalmente satisfeito com essa renovação, pois permitirá continuarmos trabalhando para oferecer aos pilotos, assim como a todos os motociclistas do mundo, o melhor desempenho que pode ser encontrado nos pneus de corrida de moto. A partir do próximo ano, com a troca para pneus slick para todas as classes, veremos outras melhorias significativas de desempenho “Em particular, a classe de SSP certamente beneficiará de alterações no perfil frontal, compostos e estrutura, enquanto o novo tamanho traseiro 190/60 trará a classe para o desempenho das Superbikes de alguns anos atrás. Os slick ajudarão a não provocar interrupções em sessões matinais historicamente mais frias, graças também ao desenvolvimento de um composto traseiro SC2 dedicado que será alternado com o SC1.

Marc Saurina, diretor executivo da Dorna, disse: “Ter a Pirelli a bordo até 2023 é uma notícia brilhante para o campeonato, e alcançar o marco do maior fornecedor de pneus únicos realmente mostra como esse relacionamento é forte e sólido, já que 2023 será a 20ª temporada dessa parceria de sucesso. Fornecer todo o paddock das SBK com pneus Pirelli e continuar vendo o desenvolvimento na vanguarda da tecnologia de pneus é realmente algo que eu e todos nós apreciamos, e estamos empolgados pelo nosso futuro juntos.”

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Mundial Superbikes
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png