SBK: Misano o ponto de viragem?

Por a 20 Junho 2019 14:30

Rimini é um popular destino de férias na praia em Itália, e a três provas do intervalo de verão das SBK, esta é uma ronda crucial da temporada de 2019.

Após um período de gestação, Misano foi oficialmente inaugurado em 1972. Era um de uma nova geração de circuitos modernos, um dos primeiros locais italianos a contemplar a segurança e instalações adequadas, em vez de construído ao longo dos contornos e características da terra natural. Inicialmente Misano foi construído para receber corridas de carros e demorou 15 anos para a MotoGP finalmente lá ir.

Com o MotoGP estabelecido na pista em 1991, a SBK fez a sua estreia. Desde então, apenas Phillip Island e Assen receberam mais corridas no campeonato, com modificações no circuito em 1992, provocando o primeiro de apenas dois intervalos de um ano. Essas mudanças foram para estender o circuito para atender aos padrões de segurança da FIM e desde então tem havido algumas modificações adicionais, incluindo a mudança da sentido do circuito.

Chegando à 7ª ronda da temporada, a pergunta é se vamos ou não ver uma mudança na direção da série. Depois de conquistar a sua primeira vitória em 2019, Michael van der Mark certamente sentirá que a mudança está no ar. O holandês chega confiante, já que a Yamaha, juntamente com a maioria das equipas líderes, testou recentemente em Misano.

O balanço é fundamental em corridas de motos e van der Mark tem isso do seu lado. Não foi apenas a sua vitória em Jerez que lhe dará essa sensação. Forte desde a primeira sessão de treinos e terminando no pódio em todas as três corridas, ele trabalhou a sua vitória. Álvaro Bautista pode ter deixado a corrida 2 em Espanha e deixado um vazio a ser preenchido, mas o piloto da Yamaha, de 26 anos, mostrou a sua maturidade e consistência ao subir a parada para se afastar com 25 pontos. Foi um excelente fim de semana e um que poderia ser facilmente repetido em Misano, porque esta é uma pista em que van der Mark sempre foi forte.

Foi realmente no teste de Misano que as primeiras falhas começaram a aparecer em Bautista. Um rápido acidente deixou a sua Ducati gravemente danificada e, depois de ter sofrido uma lesão nas costas, o espanhol pareceu de repente menos confortável com a Panigale V4R. Jerez mostrou que Bautista continua a ser o favorito de todas as corridas, mas o seu erro na Corrida 2 acabou por colocar questões sobre si e a moto. Será muito interessante este fim de semana para ver o que ele pode fazer.

No rescaldo do seu acidente em Jerez, Bautista fez questão de salientar imediatamente os aspectos positivos; tinha cedido apenas dois pontos ao seu rival mais próximo, Jonathan Rea. Neste fim de semana, Rea realmente precisa de começar a fechar essa diferença de 41 pontos, porque a série está agora a meio da campanha. A curva 9 de Misano chama-se Tramonto, que significa pôr do sol, e se Rea não conseguir bater Bautista este fim-de-semana, o sol estará definitivamente a pôr-se nas suas esperanças de renovar o título.

Este é um fim-de-semana fulcral para o quatro vezes campeão do mundo e vimos em Jerez o quanto ele teve que forçar para ter uma hipótese de voltar à luta pelo título. Rea já fez dobradinhas em Misano em duas ocasiões, incluindo no ano passado, e precisa adicionar às suas seis vitórias neste final de semana.

Nos últimos dez anos, a Ducati ganhou apenas três vezes em casa. A mais recente, de Marco Melandri, em 2017, também foi a 100ª vitória da Itália em SBK, e embora Bautista pareça quase certo de adicionar o seu nome a essa lista, não impede que o wild-card Michele Pirro tenha um fim-de-semana forte. O italiano abriu a defesa do título da série italiana CIV Superbike com uma dupla vitória em Misano e está invicto na sua Panigale V4R este ano. Muito mais familiarizado com o paddock de MotoGP do que com o de SBK, ele pretende tentar conquistar o seu primeiro pódio de carreira neste fim de semana.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Mundial Superbikes
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x