Quedas e ausências de rivais diretos asseguram o título
Com três abandonos na corrida 1 de SBK de sábado, ‘Petrux’ assume o posto de Melhor Piloto Independente em 2025.

Primeiro, foi Yari Montella, o próprio colega de equipa de Petrux, a Ducati Barni Spark de Michele Barnabó, que abandonou a corrida após um acidente na primeira volta, na parabólica interior.
Depois, o regressado Iker Lecuona (Honda HRC) caiu na terceira volta, na Curva 3, com o espanhol a abandonar a disputa no Estoril ainda a recuperar de uma lesão – embora como piloto oficial da HRC numa Honda de fábrica também não estivesse em contenção para o título de Melhor Independente.
Mais adiante, Bahatin Sofuoglu recebeu ordem para abandonar a pista com bandeira negra/laranja devido a um problema técnico, que o obrigou a abandonar a corrida.
Michael Rinaldi (Yamaha Motoxracing) não participou na Corrida 1 depois de ter sido declarado inapto para sábado, após a Tissot Superpole. O italiano sofria dores tão fortes no abdómen que pensava estar com apendicite… afinal era uma gastroenterite.
Assim, mesmo com Danilo Petrucci ausente e Sam Lowes (ELF Marc VDS) declarado inapto antes da Corrida 1, como o italiano tem 100 pontos de avanço sobre o inglês, quando há 99 pontos em jogo (3×25 das corridas de fundo de domingo e as duas de Jerez, mais 2×12 das Superpole) ’Petrux’ foi oficialmente declarado Melhor Piloto Independente de 2025.

















