EWC 2022, Bol d’Or: Honda conquista o título mundial de Endurance no Paul Ricard

Por a 20 Setembro 2022 00:22

Além de comemorar o seu centenário, o Bol d’Or prometeu ser rico em emoções ao servir como final do Campeonato Mundo de Endurance – EWC. A equipa franco-japonesa FCC TSR Honda France levou para casa o título mundial de 2022.

A equipa Yoshimura SERT Suzuki era uma clara favorita na corrida ao título, mas uma falha de motor destruiu todos os sonhos passados ​​apenas 75 minutos. Desse modo, a vantagem de 22 pontos da SERT não foi suficiente, pois a equipe foi a primeira a abandonar, seguida rapidamente pela BMW Motorrad World Endurance que tinha feito a pole e pela YART Yamaha. A equipa francesa Webike SRC Kawasaki, entretanto, viu Florian Marino a ser forçado a empurrar a sua moto para as boxes.

Outro competidor na corrida pelo título, a FCC TSR Honda France também teve uma partida difícil com duas paragens não programadas nas primeiras quatro horas de corrida. Mas livre de seus principais adversários, a equipa liderada por Mike Di Meglio, Josh Hook e Alan Techer conseguiu recuperar rapidamente o ritmo certo apesar das preocupações em torno da Honda CBR1000RR-R Fireblade, para terminar a primeira parte da corrida no top 5.

Embora outros incidentes tenham perturbado ainda mais os líderes depois, a FCC TSR Honda France aguentou firme e agarrou-se firmemente ao seu quarto lugar para marcar 50 pontos com os pontos de bónus.

Com 154 pontos, a equipa franco-japonesa terminou assim a temporada no primeiro lugar da classificação, 24 pontos à frente da SERT e 40 sobre a Viltaïs Racing Igol, que venceu esta quarta e última prova do EWC que terminou no circuito de Paul Ricard, Le Castellet.

Esta é a segunda vez que a equipa FCC TSR Honda France é coroada Campeã do Mundo  de Endurance, depois do primeiro título conquistado durante a temporada 2017-2018. Toda a equipa não deixou de dedicar este sucesso ao seu piloto Gino Rea, que se lesionou gravemente na ronda de Suzuka no mês passado e que, felizmente, está a recuperar positivamente do seu grave acidente.

Classificação final do Campeonato do Mundo FIM de Endurance:

1º FCC TSR Honda France (Honda CBR1000RR-R), 154 pontos

2º Yoshimura SERT Motul (Suzuki GSX-R 1000 R), 130 pontos

3º Viltaïs Racing Igol (Yamaha YZF-R1), 114 pontos

4º Tati Team Beringer Racing (Kawasaki Ninja ZX-10R), 107 pontos

5º Wojcik Racing Team EWC 77 (Yamaha YZF-R1), 97,5 pontos

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x