ESBK: “Kiko” Maria em 6º na Prémoto 3 em Barcelona

Por a 26 Maio 2019 22:08

Francisco (“Kiko”) Maria foi 6º na corrida de PréMoto 3 pontuável para o campeonato espanhol de velocidade, que na tarde deste domingo se disputou no circuito de Barcelona.

Autor do sétimo tempo dos treinos, o vice-campeão nacional da categoria ainda chegou a rodar na 5.a posição durante três das 12 voltas à pista catalã, mas, na parte final, optou por assegurar os 10 pontos que lhe garantiam a classificação que veio a obter.

O piloto do Moto Action Team declarou, no final, que tinha “preferido assim em vez de arriscar a ultrapassagem” ao seu adversário direto na luta pelo 6º posto, o espanhol Pedro Fraga, que “estava ligeiramente mais rápido nas zonas de aceleração”, reconheceu.

Com isto, “Kiko” Maria conseguiu pontuar pela segunda vez esta época, depois de uma queda o ter obrigado a desistir na corrida anterior, na dupla jornada de abertura do agora denominado ESBK – Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike de 2019, em Jerez de la Frontera.

Francisco duplicou a pontuação que tinha à chegada à Catalunha e saltou de 11º para 8º na tabela classificativa, com 20 pontos. O espanhol Hugo Millán, 2º neste domingo e duplo triunfador em Jerez, permanece na frente, mas viu aproximar-se o seu compatriota David Real, que venceu a corrida catalã, com 2,643s de vantagem sobre o líder do campeonato.

Aos comandos da BeOn Yamaha de 250 centímetros cúbicos com que este ano disputa os campeonatos nacionais de velocidade de Portugal e Espanha, o jovem piloto apoiado pela Galp e pela Berner teve um rendimento em crescendo ao longo do fim de semana.

No sábado de manhã, e com a pista completamente molhada pela chuva que desde a véspera caia abundantemente, teve uma queda logo no início da primeira sessão de treinos cronometrados. Apesar de não ter tido consequências físicas, o percalço não lhe permitiu rodar o suficiente para obter qualquer marca válida.

Mas, como explicou aos jornalistas, “os mecânicos da equipa são excecionais e em poucas horas voltaram a colocar à minha disposição uma moto em condições de me qualificar”.

Mesmo assim, o registo que lhe valeu a qualificação (1m59,408s) foi conseguido na 15ª e última volta da segunda sessão. Na corrida, saiu da 7ª posição da ‘grelha’, mas na primeira volta foi ultrapassado por aquele que viria a ser o seu opositor mais forte ao longo das 12 voltas, Pedro Fraga. Num duelo praticamente roda a roda, “Kiko” Maria impôs-se na sexta volta e na sétima foi o 5º a passar pela linha de meta, aproveitando o abandono de um adversário que discutia a liderança com David Real e Hugo Millán.

Quando se cumpria a 10ª passagem pelo traçado catalão, o vice-campeão nacional aliviou o ritmo para segurar o lugar nos pontos em que rodava.

“Atendendo à chuva com que tivemos de nos confrontar nos treinos livres e ao facto de ter tido apenas metade do tempo dos meus adversários para me qualificar, tenho de reconhecer que a prova me correu bem. Com esta equipa fantástica, a melhor em que estive nos meus três anos de motociclismo de competição, sei que vou continuar a evoluir e em breve vou estar nos cinco primeiros. Saio daqui bastante confiante e com 20 pontos, que é um aspeto importante para a concretização dos meus objetivos”, afirmou o jovem piloto português à saída da capital catalã.

Na corrida participaram igualmente os pilotos da Oliveira Fun Club, o português Diniz Borges, que acabou em 14º, e o já referido Espanhol  Pedro Fraga, que acabou um lugar à frente de Kiko.

“Kiko” Maria voltará a Barcelona, já nos próximos dias 8 e 9, para mais uma jornada, a terceira, da European Talent Cup, considerada o grande trampolim para os jovens dos escalões de formação que ambicionam chegar ao Mundial, e que também faz parte do seu programa competitivo de 2019.

 

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Velocidade
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png