Endurance: 8 Horas de Suzuka 2021 canceladas

Por a 19 Agosto 2021 14:00

As 8 Horas de Most entram no Calendário do EWC para substituir a clássica japonesa de Endurance

“Infelizmente, o que mais temíamos agora aconteceu, (mas…) estou convencido de que este evento emblemático regressará mais forte do que nunca!” Jorge Viegas, Presidente da FIM

Agendada para 7 de Novembro no Japão, e na sequência do igual cancelamento da Formula 1, a corrida das 8 Horas de Suzuka foi cancelada devido à crise sanitária que se alastrou ao arquipélago nas últimas semanas.

A fim de apoiar o calendário 2021 FIM EWC, um novo evento europeu, as 8 Horas de Most, foi acrescentado ao calendário para substituir as 8 Horas de Oschersleben, originalmente programadas para Maio.

As 8 Horas da Most, o evento final do Campeonato do Mundo FIM EWC 2021 e do Campeonato do Mundo de Enduro FIM, terá lugar no sábado 9 de Outubro na República Checa, num evento de motociclismo e automóvel duplo com uma prova WTCR.

Após consulta das autoridades locais, Mobilityland, organizadores da Suzuka 8Hours, a FIM, e o Eurosport Events, promotores do EWC, decidiram cancelar as 8 Horas de Suzuka, que deveria ter lugar a 7 de Novembro de 2021 no Japão.

Este grande evento do Campeonato Mundial de Enduro da FIM terá lugar em Julho de 2022.

Um novo evento europeu já está no calendário de 2021 FIM EWC. As 8 Horas da Most terão lugar no sábado 9 de Outubro na República Checa como parte de um evento duplo entre o EWC da FIM e o WTCR da FIA. Estas duas séries internacionais organizadas pela Eurosport Events já foram ligadas na Eslováquia e Sepang na Malásia.

Este novo evento europeu substitui a corrida de Oschersleben, originalmente agendada para Maio de 2021.

Depois do Bol d’Or, que terá lugar a 18 e 19 de Setembro em Le Castellet, a primeira edição das 8 Horas de Most no dia 9 de Outubro será a final de 2021 do Campeonato Mundial de Enduro da FIM e a Taça Mundial de Enduro da FIM. O sistema de pontos será avaliado em 150% de acordo com o regulamento, ou seja, 45 pontos para o vencedor do evento em cada categoria.

Jorge Viegas, Presidente da Federação Internacional de Motociclismo, disse:

“Infelizmente, o que mais temíamos agora aconteceu. Um aumento exponencial do número de pessoas infetadas pela Covid-19 no Japão após os Jogos Olímpicos significa que o governo japonês não permitirá agora que as 8 Horas de Suzuka avancem como previsto, apesar dos enormes esforços feitos pela Mobilityland e Eurosport Events. Em nome da FIM, gostaria de oferecer uma palavra de otimismo para o futuro, pois estou convencido de que este evento emblemático regressará mais forte do que nunca. E quando o fizer, estaremos lá!”

“A fim de manter o número de eventos, iremos ativar o Plano B com uma corrida no Autodrom Most na República Checa a 9 de Outubro. Este será um evento misto de carros e motos, como foi o caso na Eslováquia e na Malásia há dois anos.”

François Ribeiro, Eventos Eurosport, rematou:

“Resignámo-nos a cancelar as 8 Horas de Suzuka após consultar as autoridades locais. Partilho a desilusão da Mobilityland, das equipas de endurance, dos adeptos, patrocinadores e emissoras que gostariam de ter terminado a época no início de Novembro em Suzuka.”

“Ficaremos na Europa depois do Bol d’Or para fazer uma corrida de 8 horas no dia 9 de Outubro no circuito Most que acaba de acolher o Mundial de SBK. O Eurosport Events fará tudo o que estiver ao seu alcance com a FIM para garantir o sucesso desta corrida”.

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x