Endurance, 2021: Yamaha Yart afina a eletrónica

Por a 12 Março 2021 18:30

A Yamaha YART, vice-campeã do EWC da temporada passada, está entre os principais favoritos ao título de 2021 e a sua nova arma é a renovada eletrónica na R1

“Perdemos corridas não por falta de velocidade, mas porque o nosso consumo de combustível era muito elevado!” Mandy Kainz

Vencedores de duas das quatro corridas da época passada, a Yamaha YART arrancou o 2º lugar da geral no Mundial de Endurance ao vencer as 12 Horas do Estoril realizadas em setembro passado.

Depois de ter adicionado essa vitória ao seu palmarés, a equipa austríaca da Yamaha está agora a apontar para o título mundial de 2021.

Uma vitória acrescentaria uma segunda estrela de ouro ao recorde da Yamaha YART, já campeões mundiais de resistência em 2009.

A Yamaha YART, que está a testar no circuito Bugatti com a Bridgestone esta semana, está focada em particular nas configurações da sua nova eletrónica, que possibilitam explorar todo o desempenho da Yamaha R1 com um nível muito maior de detalhe e finesse.

“Trabalhámos no consumo de combustível em particular”, diz Mandy Kainz, team manager da Yamaha YART .

“Perdemos corridas não por falta de velocidade, mas porque o nosso consumo de combustível era muito elevado. Isso coloca-nos sob pressão contra os nossos rivais porque nos obriga a correr mais riscos. No Estoril, por exemplo, fizemos duas paragens extra nas boxes e por isso tivemos de ser muito rápidos e correr muitos riscos para ganhar.

Ao trabalhar na eletrónica, temos também de preservar a moto: andar mais pobres, coloca o motor em maior risco. Para Le Mans, estamos focados neste trabalho com testes de longa distância.”

A Yamaha YART  voltará a testar daqui a dez dias, quando Niccolò Canepa voltar depois da recente fratura no pé.

Mandy Kainz está muito confiante.

“Tenho 99% de certeza que o Niccolò estará pronto para as 24 Horas Motos.  Michael Laverty é o nosso piloto de apoio e tanto Marvin Fritz como Karel Hanika, que são jovens e em forma, são capazes de correr a corrida como uma dupla se for preciso.”

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x