Hélder Rodrigues ao MotoSport: “A Yamaha confiou em mim no desenvolvimento da moto para o Dakar”

Por a 17 Novembro 2015 16:21

Hélder Rodrigues esteve em Milão para a apresentação oficial da Yamaha WR450 Rally para o Dakar mas quando o MotoSport falou com o piloto português, este já tinha viajado para Paris.
Depois de encerrar o capítulo com a Honda, Hélder Rodrigues regressou esta época à marca com a qual atingiu os melhores resultados da sua carreira, nomeadamente o título de campeão do Mundo de Todo-o-Terreno (2011) e os dois pódios no Dakar em 2011 e 2012.
A Yamaha Racing confiou no piloto de Almargem do Bispo o desenvolvimento do novo protótipo para 2015 e Hélder Rodrigues explicou como têm sido estes meses de trabalho com a equipa. “Começámos em abril e basicamente pegámos numa moto de enduro, a WR450, e fizemos um versão para ralis TT. Entretanto, eu e o (Alessandro) Botturi (ndr, o outro piloto oficial da Yamaha Racing) já fizemos quatro provas: eu fiz o Rali da Tunísia, que ganhei, depois a Turquia e Marrocos. O Botturi também fez o Rali de Merzouga e ganhou. Acho que temos uma moto muito, muito competitiva”, referiu o piloto de 36 anos.

Diferenças para a Honda

Sabendo de antemão que a KTM e a Honda deverão voltar a ser as duas favoritas no Dakar, Hélder Rodrigues explicou o que correu menos bem na sua passagem de três anos pela equipa oficial da HRC. “Eu fiz um trabalho de base com os engenheiros da Honda mas sinto que, talvez por alguma dificuldade de comunicação ou pela visão diferente de algum departamento, só 90 por cento daquilo que foi sugerido acabou por ser aplicado na moto. E aqueles 10 por cento fizeram muita diferença porque tivemos problemas mecânicos nas três edições.
“Agora na Yamaha sinto que confiaram totalmente em mim no desenvolvimento da moto para o Dakar. Não tenho nada a apontar à Honda, foram anos muito importantes na minha vida e na minha carreira. Mas agora sinto que tenho todas as condições para voltar a andar na frente no Dakar”, concluiu.
As motos, camiões e restantes veículos de assistência da Yamaha Racing partem dentro de dois dias para a América do Sul de barco. Enquanto isso, Hélder Rodrigues continua a sua preparação física em casa e só deverá viajar após o Natal.

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Edgar Duarte Recent comment authors
recente antigo mais votado
Edgar Duarte
Visitante
Edgar Duarte

Rapaz, da-nos essa alegria e vence.
Albogas

últimas Dakar
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png