Troféu Yamaha passou por Alpiarça

Por a 3 Abril 2018 09:48

Alpiarça recebeu a segunda etapa da 15ª edição do Troféu Yamaha. Mais de 200 participantes com destaque para os mais jovens e novo recorde de participação feminina.

A chuva que caiu de forma intensa na véspera ajudou a consolidar uma pista onde o sol brilhou ao longo de toda uma jornada que se estendeu da manhã até ao final da tarde. Repartidos por 19 classes e distribuídos por 8 mangas os participantes tiveram toda a manhã para as diversas sessões de treinos antes de começarem as corridas.

O dia foi marcado pela constante mudança de liderança entre os Iniciados Moto, categoria que teve como protagonistas Filipe Filipe e Salvador Sampaio, sendo este último vencedor da corrida. Vasco Salgado e Filipe Filipe completaram o pódio da categoria, separados entre si por apenas três segundos.

Entre as senhoras o destaque vai para a jovem Maria Milheiro que conquistou a quinta posição entre 30 participantes. Na categoria Fun Moto 4 viveu-se um animado duelo entre Tiago Ferreira e Alexandre Baptista que terminaram separados por menos de 0,5s. Simão Almeida foi o grande vencedor entre os Iniciados Moto 4, com folgada vitória sobre os restantes adversários.

José Fidalgo e Afonso Froufe disputaram até ao final o primeiro posto entre as YZ85 tendo terminado a competição separados por 0,651s. Martim Rodrigues foi o grande vencedor nas Fun Bike TTR 125 e Pedro Flores nas Clássicas Enduro.

Na competição dedicada às duas rodas e aos mais novos o destaque vai para as vitórias de Duarte Filipe e Bárbara Nunes. Nos Quad João Teotónio e Dalila Nascimento fizeram uma corrida solitária, mas bem animada. A sexta corrida do dia juntou diversas classe de duas rodas: WR250F, YZ450F, WR450F, Veteranos e Clássicas Cross, nas quais venceram respetivamente: Diogo Pais, Tiago Duarte, Pedro Saúde, João Silva e Carlos Pereira.

Luís Oliveira venceu entre os pilotos oficiais moto, naquela que foi a penúltima corrida da segunda jornada. Já o piloto da casa João Duarte, que travou um animado duelo com Luís Carreira, levou a melhor entre as muitas YZ250F, tendo terminado separados por apenas 1,5s.

A fechar a jornada de Alpiarça disputou-se uma competição de Quad que juntou quatro classes.  Entre os pilotos oficiais venceu Ricardo Sousa. O primo Rui Sousa venceu entre os veteranos. Nas 450 o triunfo foi para Tomás Paulo e nas 700 venceu Nelson Raposo.

Para Filipe Almeida, Country Manager da Yamaha Motor Portugal, a jornada de Alpiarça “correu globalmente muito bem. O facto de ter chovido foi ótimo porque permitiu consolidar o terreno. No dia do evento não choveu e por isso todos poderam disfrutar mais da corrida. Este ano, quando comparado com o ano passado, esta jornada teve um número recorde de participantes. Tivemos 211 participantes este fim de semana. Esta é também a primeira vez que se realiza uma prova do Troféu a um sábado, por norma é ao domingo. Desta vez para não coincidir com a prova do Campeonato Nacional de Motocross que se realizou no domingo que também é de Páscoa e uma vez que sexta-feira também foi feriado decidimos realizar a prova ao sábado e ainda bem porque correu tudo muito bem. Tal como já referi, para além do número recorde de participantes houve também um recorde de participantes do sexo feminino, 19. Foi uma jornada muito bem passada, com a família Yamaha e estamos muito satisfeitos por isso. Os números do Troféu Yamaha falam por si, e para além de sentir que há cada vez mais presenças na competição é também curioso ver esta moldura humana a assistir. Não há números oficiais, mas estimamos que estivessem entre 2000 a 3000 pessoas a assistir a esta jornada, o que nos deixa muito satisfeitos para uma véspera de Domingo de Páscoa. Queremos agradecer à co-organização local e à Câmara Municipal de Alpiarça que, tal como no ano passado, nos recebeu muito bem e nos deu todas as condições para nos proporcionar este dia”, revelou.

O Troféu Yamaha prossegue no próximo dia 13 de maio altura em que realiza a jornada de Évora.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas TT
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png