Portalegre TT, uma grande festa com 150 participantes

Por a 4 Março 2019 18:32

Portalegre TT

A grande festa do todo-o-terreno regressou a Portalegre para uma inédita abertura de temporada. O palco mítico habitualmente utilizado pela Baja Portalegre 500 acolheu três corridas de resistência para Motos, Quads e SSV e ainda um Shakedown para os auto 4×4.

Com perto de centena e meia de participantes, muitos espectadores, uma pista fantástica com um traçado elevado para os 7,5 km, a Herdade das Coutadas foi o palco do Portalegre TT um evento que nasceu com o objetivo de reforçar a ligação de Portalegre à modalidade e de possibilitar a pilotos e máquinas mais uma jornada com um mix de competição, convívio e festa.

A componente de competição a cargo da X-Adventure arrancou com mais de meia centena de Quads para uma corrida de resistência que teve na partida um dos seus melhores momentos. Com apenas 14 anos o jovem Tomás Paulo arrancou na frente para uma liderança que não mais largou. Na primeira volta ainda foi seguido pelo campeão do mundo de bajas Arnaldo Martins que, todavia, não completaria a primeira volta. Também Pedro Mendonça que se tinha colocado em 2º lugar no arranque foi vítima de uma queda à entrada para a 2ª volta e atrasou-se de forma irremediável. No final das 14 voltas Tomás Paulo triunfou com 3m12s de avanço para Luís Fernandes que venceu a Classe Fun. Filipe Godinho também da Classe FUN ficou em 3º lugar. Um pódio todo ele composto por motos Yamaha.

O 4º lugar foi ocupado pelo vencedor dos veteranos Rui Sousa também ele aos comandos de uma Yamaha. Entre as meninas, Yara Hunt numa Kawasaki ficou 1m10s à frente de Neuza Silva em Yamaha.

Após os Quad cuja competição pontuou para o X-Trophy teve lugar a competição Moto também pontuável para o mesmo troféu. André Sérgio dominou de forma clara arrebatando uma vitória convincente. O jovem piloto de motocross completou 14 voltas com a sua Yamaha da Classe TT2, mais uma que o 2º classificado João Duarte que também aos comandos de uma Yamaha foi o vencedor da Classe TT1 e ainda da Classe Júnior. No pódio absoluto ficou ainda Nelson Cunha que aos comandos de uma Hondavenceu entre os concorrentes da Classe Hobby.

Antes da competição destinada aos SSV houve lugar a um Shakedown para viaturas 4×4 auto.

Integrados no Troféu Super SSV os concorrentes destas máquinas tiveram igualmente pela frente 1h30m de prova com Luís Cidade a ser mais forte que Ricardo Domingues num arranque muito disputado e a conservar a liderança até ao final da corrida. Se Luís Cidade venceu ainda entre os Junior já Ricardo Domingues triunfou entre os veteranos à frente de Arnaldo Monteiro e de Filipe Barreiros, que ocuparam as quatro primeiras posições absolutas, todos aos comandos de Can-Am Maverick X3.

Com a presença de Maria Adelaide Teixeira, presidente da Câmara de Portalegre, Nuno Lacão, vereador do desporto, Márcio Santos da Federação de Motociclismo de Portugal, Filipe Palmeiro e Pedro Barreiros da A2 Comunicação a festa encerrou no centro da cidade de Portalegre com um desfile dos participantes e entrega dos prémios.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas TT
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png