Dakar, Etapa 5: Soultrait volta a surpreender, Brabec líder no descanso

Por a 11 Janeiro 2019 17:56

Está concluída a quinta etapa da edição de 2019 do Dakar, naquela que foi a segunda parte de uma tirada maratona e que obrigou os concorrentes a realizar 345 quilómetros cronometrados. Este foi igualmente a última etapa antes do dia de descanso.

Um dia muito rápido e onde as diferenças foram mais curtas do que o habitual. O triunfo no final acabou por ficar de forma inesperada nas mãos de Xavier de Soultrait. O piloto da Yamaha foi o mais forte na parte final do dia e garantiu a segunda vitória em etapas para si e a Yamaha neste Dakar. Nas posições seguintes e com uma diferença de 37s para o primeiro ficaram Matthias Walkner e Lorenzo Santolino que com a sua Sherco foi um surpreendente terceiro, nesta que está a ser a sua estreia no Dakar. O espanhol é mesmo o melhor estreante em prova ao ser atualmente 11º.

Com o amargo de boca ficou Pablo Quintanilla, piloto que dominou os acontecimentos na parte inicial e mesmo na última fase do dia, Kevin Benavides liderou no miolo, mas nos últimos quilómetros o chileno fraquejou ou então terá abrandado propositadamente para não abrir a pista na próxima tirada e ficou a 3m56s da primeira vitória em etapas neste Dakar.  O outro piloto oficial da Husqvarna, Andrew Short, também brilhou, chegou a ser segundo na tirada, mas no final teve de contentar-se com o sexto posto.

Adrien Van Beveren e Luciano Benavides completaram o top cinco do dia, onde a Honda teve uma jornada agridoce. Ricky Brabec manteve o comando da geral, mas Kevin Benavides não venceu a etapa e Paulo Gonçalves teve de abandonar devido a queda.

Posto isto, à entrada para o dia de descanso Ricky Brabec lidera com 2m52s de vantagem sobre o segundo classificado, Pablo Quintanilla, e 3m21s em relação a Toby Price, este em terceiro. Três marcas diferentes (Honda, Husqvarna e KTM) nas três primeiras posições o que deixa antever uma corrida muito aberta a partir de domingo.

Matthias Walkner e Adrien Van Beveren completam  o top cinco. Van Beveren é o melhor piloto da Yamaha numa corrida onde os cinco primeiros estão separados por 6m36s. Nota ainda para Xavier de Soultrait, que apesar de já ter bisado em etapas, é somente oitavo.

Em atualização…

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas TT
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png