Dakar de 2020 já tem data e percurso

Por a 25 Abril 2019 21:52

Realizou-se hoje na Arábia Saudita, mais concretamente em Al-Qiddiya, a conferência de imprensa de apresentação da edição de 2020 do Rali Dakar, a maior prova de todo-o-terreno do mundo.

Um evento que muda-se para o Médio Oriente, pela primeira vez na sua história, depois de nos últimos anos ter estado radicado na América do Sul. No agora denominado terceiro capítulo da aventura idealizada pelo malogrado Thierry Sabine, os responsáveis sauditas pretendem com esta organização passar para o mundo uma forte mensagem de abertura e acolhimento do regime através do desporto, turismo e cultura.

Quanto ao evento propriamente dito, este irá decorrer entre os dias 5 e 17 de janeiro do próximo ano. Em agenda estão 12 etapas que vão ultrapassar os nove mil quilómetros. A partida irá ocorrer em Jeddah, a segunda maior cidade saudita, sendo que o dia de descanso será na capital Riade. Já o grande final terá como palco Al-Qiddiya, onde como já foi referido decorreu hoje a apresentação do evento organizado pela Amaury Sport Organisation.

Prova essa que conta a partir de 2020 com um novo diretor. Falamos do francês David Castera, que toma o lugar de Etienne Lavigne, ele que já participou no Dakar como piloto da categoria moto e mais recentemente foi navegador, na categoria auto, de Cyril Després e Stéphane Peterhansel, curiosamente dois pilotos com um passado também ligado às duas rodas.

A Arábia Saudita será o 30º país a receber a passagem do Dakar, evento que terá em 2020 a sua 42ª edição. Lá mais para o final do ano, em novembro, ficaremos a conhecer em detalhe o percurso. Para já seguem-se as indispensáveis missões de reconhecimento.

Para já sabe-se que os concorrentes terão pela frente muitas dunas com o denominado ‘Empy Quarter’, a maior extensão de areia contínua do mundo. Pistas de montanha com pisos duros e pedregosos irão também fazer parte da ementa.

De referir ainda que entre os pilotos presentes, das categorias auto e moto, na cerimónia de apresentação destaca-se a inclusão de nomes como Adrien Van Beveren, Sam Sunderland, Laia Sanz e Joan Barreda Bort.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas TT
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png