Sucesso absoluto na 2ª Prova do Troféu Kawasaki ZCUP.PT

Por a 6 Maio 2019 18:04

2ª Prova do Troféu Kawasaki ZCUP.PT – Circuito do Estoril / Início do CNV a 4 e 5 de Maio 2019

Z26 Fernandes e Z15 Chris e grande luta

Decorreu no passado fim de semana e inserido na primeira Prova do Campeonato Nacional de Velocidade a 2ª prova do Troféu Kawasaki ZCUP.PT, isto porque o Troféu este iniciou-se antes do CNV com uma prova já disputada no Circuito de Jerez em Espanha no passado mês de Março, contando esta última para o Troféu ZCUP Ibérico pois este conta com a participação de pilotos espanhóis proveniente do extinto Troféu Europeu das Z’s.

Pavel Bogdanov is back…

Com o prognóstico de tempo solarengo para todo o fim de semana, as corridas disputaram-se com a pista seca e com excelente temperatura a garantir uma aderência máxima para os pneus slick que montam as “verdinhas”.

A 2ª prova do Troféu contou com a participação de 10 pilotos e com a estreia do piloto Maxime Meaude e do piloto José Carlos Fernandes. Miguel Sousa, Campeão de 2016, encontra-se em recuperação de uma intervenção cirúrgica, Fred Bottoglierri, campeão de 2017, está este ano focado no Cameponato do Mundo de Endurance, mantendo apoio técnico ao Troféu ZCUP, e Miguel Vilares, campeão de 2018, não participa este ano devido a um novo cargo profissional que o levou para fora do país. Salientamos também a participação renovada do piloto Pavel Bogdanov que após um ano sabático volta à competição e à participação no Troféu de 2019.

A 2ª Prova do Troféu ZCUP.PT ficou ainda marcada pelo apoio da ENI que patrocinou a presença de um grupo de belíssimas “Paddock Girls” realidade inédita no panorama da competição nacional de velocidade, que não só veio animar a jornada, abrilhantado as grelhas de partida das duas corridas realizadas, mas também contribuindo para o crescente profissionalismo com que o Troféu tem vindo a ser organizado desde o seu início em 2016.

GRELHA DE PARTIDA

Mas vamos às corridas que ficaram também marcadas pela Pole Position logo obtida por um piloto do Troféu ZCUP, Luís Franco, com um tempo de 1.52.316 na frente da Yamaha R1 de João Curva do Troféu ENI/TLC e seguido por Duarte Amara com a Z10 também no segundo 52 e que fechavam a primeira linha da grelha de partida. Paulo Vivente e Ricardo Pires, ambos no segundo 53 vinham logo a seguir na 2ª linha a par de Pedro Flores já no segundo 55. Bogdanov com a Z07 tem vindo a subir de rendimento e a consegiue um tempo nos 57 na frente de Vilardebó e Soares nos 59. Fernandes fechava o grupo das Z’s com a moto ainda em rodagem e a participar pela primeira vez numa prova do troféu.

1ª CORRIDA

A Z01 de Vicente, na 2ª fila realiza um arranque canhão, e consegue momentâneamente a liderança mas logo recuperada pela Z22 de Franco. Amaral na Z10 tem um arranque menos brilhante mas na 2ª volta recupera o 4º lugar. A partir da 5 volta a R1 de João Curva do Troféu TLC a rodar nos 50, consegue na reta da meta colocar-se na frente das duas Z’s de Vicente e Franco e manter a liderança até final. Franco acabou por vencer a classe ZCUP tendo, juntamente com Vicente, ambos rodando nos 51, uma evolução que Vicente atribui à estreia do seu novo capacete com decoração da autoria de “Codices”.

Z10 Duarte Amaral

Duarte Amaral e Ricardo Pires classificaram-se em 3º e 4º lugar, ambos a rodar no minuto 54. Pavel Bogdanov e Anselmo Vilardebó terminaram logo a seguir em 5º e 6º da classe e ambos rodaram no segundo 55. Luis Soares esta temporada tem vindo a demonstrar uma evolução notável estando já rodar no segundo 58. Meaude, Doremalen e Fernandes fecharam a classificação com tempos acima dos 2:00.

2ª CORRIDA

A 2º Corrida realizada no domingo ficou marcada pelo holeshot realizado por Paulo Vicente que com um arranque fulgurante conseguiu liderar durante as 4 primeiras voltas tendo conseguido na primeira volta uma diferença de 3s para o 2º em pista, a R1 de João Curva. Pouco a pouco Vicente foi perdendo a vantagem conseguida no arranque e mantida nas primeiras voltas e a R1 de Curva passou a liderar à 5ª volta. À 6ª volta foi a vez de Franco com a Z22, que tinha saído da pole position, conseguir também adiantar a Z01 de Vicente. Nas últimas duas voltas mantiveram-se as posições e a 2ª corrida terminou precisamente com a mesma classificação da classe obtida na anterior. Destaque também para Pavel Bogdanov que rodou em corrida no segundo 53, tendo baixado 2s relativamente à 1ª corrida.

A Jornada terminou com enorme sucesso para todos, pilotos e organização, sem qualquer incidente em pista pois não houve caídas em corrida, e ficou marcada como sempre pelo excelente ambiente que se vive no espaço de boxes, mais animado do que nunca pela presença constante das “ENI Girls” e com saudável partilha de experiências e conhecimento entre os vários pilotos, dentro de um espírito saudável de quem gosta de competir em velocidade de forma segura e no sítio certo.

A próxima prova do Troféu ZCUP realiza-se já no fim de semana de 18 e 19 de Maio desta vez no Circuito do AIA em Portimão e irá contar para o Troféu Ibérico, sendo que os pilotos do Troféu Nacional irão ser confrontados pelos experientes e aguerridos pilotos espanhóis, aumentando o desafio pessoal de todos os que participam no Troféu e o nível internacional com que o mesmo já é disputado com pilotos de 5 nacionalidades diferentes.

Fotos:    Pedro Rocha, Hellfoto e Vic Schwantz

Momentos no Paddock – Nos Bastidores das Zs do Troféu ZCUP

 

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Troféu ZCUP.PT
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x