Com a saída da Evan Bros da Yamaha, o turco passa à equipa neerlandesa
O vice-campeão do Campeonato Mundial de Supersport de 2025, Can Öncü, vai juntar-se à equipa Pata Yamaha Ten Kate para a temporada de 2026. Öncü ingressou na Yamaha no início de 2025 e teve a sua temporada de maior sucesso até à data no Campeonato do Mundo de Supersport, com seis vitórias e 16 pódios a bordo da novíssima R9, garantindo-lhe um confortável segundo lugar no Campeonato do Mundo e contribuindo para o sucesso da Yamaha no título de construtores.

Para 2026, o piloto turco de 22 anos, que saiu da Evan Bros que entretanto largou a Yamaha, vai transferir-se para a equipa Pata Yamaha Ten Kate, atual campeã do mundo de Supersport e a equipa mais vitoriosa da história das SSP, com 13 títulos mundiais, em busca de mais um título.
A mudança acontece enquanto a Yamaha procura dar seguimento à notável temporada de estreia da novíssima R9 em 2025, conquistando a “Triple Crown” com os títulos de Pilotos, Construtores e Equipas.

Öncü correrá ao lado do campeão japonês de Superbike de 2024, Yuki Okamoto, que permanece na equipa Pata Yamaha Ten Kate para uma segunda temporada.
Can Öncü “Estou muito feliz por me juntar à Pata Yamaha Ten Kate e permanecer com a Yamaha em 2026. Tive um bom ano com a R9, mas o objetivo é subir uma posição na classificação e acredito que com a equipa Ten Kate podemos dar esse passo.”
“A equipa já teve muito sucesso no Mundial de Supersport no passado, incluindo com Kenan Sofuoğlu, por isso estou entusiasmado por começar este novo capítulo.”
Niccolò Canepa – Responsável Desportivo da velocidade da Divisão de Motorsport, Yamaha Motor Europe “Desde que se juntou à Yamaha no início da temporada, Can demonstrou uma velocidade incrível com a R9 e, embora alguma inconsistência tenha prejudicado a sua busca pelo campeonato, acreditamos que ele pode desenvolver isso em 2026, e a parceria com a experiente equipa Pata Yamaha Ten Kate ajudará nesse sentido.
Nas últimas três temporadas, vimos como a Ten Kate preparou Stefano Manzi para se tornar Campeão do Mundo, por isso esperamos ver uma história semelhante com Can.”


















