SSP, Tailândia: Estreia de piloto feminino

Por a 17 Março 2019 06:46

Isto de senhoras entrarem na competição ao mais alto nível já se está a tornar normal, mais ainda desde a vitória de Ana Carrasco o ano passado. Desta, foi a vez das Supersport em Chang receberam na grelha Ratchada Nakcharoensri, uma piloto de Bangkok de 28 anos que vai correr com uma Yamaha R6 da equipa PTT. As coisas não foram fáceis, com a piloto a qualificar-se quase 5 segundos abaixo do tempo de Cluzel no lugar final da grelha de 24 pilotos…

Embora pouco conhecida na Europa, esta jovem motociclista tailandesa traz uma grande multidão de fãs leais no seu país, onde compete há vários anos em várias competições nacionais. A sua aparição no segundo encontro da temporada, como um wild card na categoria de SSP, será, portanto, uma das principais atrações do fim de semana para os apaixonados fãs tailandeses. Será também uma oportunidade para o público global descobrir outro dos muitos grandes talentos do motociclismo asiático.

Nakcharoensri, de 28 anos, vai estrear no cenário mundial, mas tem experiência anterior na pista de casa. No Circuito Internacional de Chang, já correu em 2017 como wildcard no competitivo Campeonato Fórmula Ásia da FIM, e no ano passado ficou em terceiro lugar, também na categoria Supersport 600, no campeonato PTT BRIC Superbike local.

Conhecida pelo apelido de ‘Tann’ entre os fãs asiáticos, Ratchada começou a competir aos 11 anos de idade, influenciada pelo seu irmão mais velho, Anucha, campeão nacional de Superbike. Anucha foi wildcard na inaugural Thai Round no WorldSBK, em 2015, onde terminou em 17º na Corrida 2 de SBK – a melhor finalização por um wildcard tailandês em SBK em Chang.

Nem tampouco a Tailandesa irá ser a única na grelha, pois junta-se à espanhola Maria Herrera (MS Racing), que este ano compete como piloto regular na categoria Supersport. É a primeira vez que duas mulheres competem numa prova do Campeonato Mundial de Supersport, embora em 2009 houvesse um precedente quando a americana Melissa Paris e a canadiana Marie-Josée Boucher disputaram a ronda americana em Miller Circuit. Nessa ocasião, no entanto, a canadiana não começou a corrida.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Newsletter
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png