SBK, Tailândia: Expectativas em alta para a segunda ronda

Por a 14 Março 2019 15:26

A primeira prova de 2019 na Austrália colocou em foco o Campeonato Mundial de Superbike com a retumbante vitória de Bautista na Ducati… este fim-de-semana o Campeonato chega ao Circuito Internacional de Chang para a quinta viagem das Superbike ao país do sudeste asiático.

Calor tropical, fãs arrebatadores e corridas em alta estão no menu com as três corridas de SBK ao redor da pista de 4.554km. Pelo menos um homem, Álvaro Bautista, pousará em Buriram, com um sorriso no rosto.

O espanhol foi incrivelmente dominador, vencendo as duas corridas de fundo por intervalos consideráveis, além de também emergir vitorioso de uma contundente batalha com Jonathan Rea da Kawasaki no novo formato de “sprint” denominado Tissot Superpole.

Ninguém esperava um domínio tão completo, com o piloto da Ducati a mostrar o jogo só quando as luzes se apagaram para dar início à corrida. Agora, todas as apostas estão em Buriram, um local com que Bautista está muito menos familiarizado do que Phillip Island, tendo apenas corrido lá uma vez antes. Poderá o Espanhol recriar essa magia de estreia na Tailândia?

Depois de um desempenho tão escaldante, Bautista terá um alvo nas costas – e Rea decidido a inverter as coisas. Estas são águas inexploradas para o atual campeão mundial, que esteve em modo de limitação de danos durante todo o final de semana na Austrália.

Deixando de lado a vitória que lhe escapou, até foi uma ronda fantástica para Rea, com três segundos lugares que o mantêm apenas 13 pontos abaixo do novo líder do campeonato (em 2018, ele estava 19 pontos atrás depois da primeira ronda).

Mas fiquem certos de que o norte-irlandês não ficará satisfeito em continuar sendo o segundo melhor mais uma vez. O Circuito Internacional de Chang é um terreno de caça feliz para o atleta de 31 anos – os seus resultados lá desde 2015 foram primeiro – primeiro, primeiro – segundo, primeiro – primeiro, primeiro – quarto – e Rea procurará fazer uma afrmação de força depois do desaire na Austrália..
De resto, a primeira corrida trouxe sortes várias para os outros homens de verde e vermelho. Leon Haslam (Kawasaki Racing Team) mostrou tudo, menos complacência num fenomenal duelo na Corrida 2 com Rea, mas uma queda na corrida de abertura custou-lhe pontos e deixou-o com um sabor amargo na boca.

A adaptação de Haslam à ZX-10RR foi quase perfeita e o inglês está ansioso por provar isso novamente em Buriram, onde já conquistou dois segundos lugares em 2015. Chaz Davies (Ducati (Aruba.it), por sua vez, progrediu nas corridas, chegando a sétimo depois de uma semana difícil nas tabelas de tempos dos treinos.

O galês sabe não colocar muito peso em nenhum resultado australiano – ele não pontuou lá em 2011, ano em que venceu o título de Supersport, depois perdeu as duas corridas em 2012 devido a um pulso partido e muitas vezes tem tido dificuldades no traçado desde então.

A sua temporada começa de novo na Tailândia, palco da sua penúltima vitória em SBK. E a Yamaha? Em Phillip Island, alinharam quatro YZF-R1 na grelha. Três terminaram dentro dos seis primeiros em todas as corridas; todos os quatro se classificaram dentro dos oito primeiros.

A chave para o sucesso é a consistência e tanto a Yamaha Pata como a equipa independente de topo Yamaha GRT parecem tê-la de sobra. Esta última pode até contar com a Yamaha líder no campeonato, com Marco Melandri (GRT Yamaha) ao lado de Alex Lowes e um ponto à frente de Michael van der Mark (ambos Yamaha Pata).

Todos os três já tiveram pódios no Circuito Internacional de Chang nas últimas duas temporadas e estão prontos para lutar novamente – com o estreante Sandro Cortese (Yamaha GRT) a completar o alinhamento depois de uma imponente estreia nas SBK.

Entretanto, a BMW Motorrad entra no Sudeste Asiático depois de um atraente retorno oficia às SBK. As lutas de domingo na Austrália de Tom Sykes (BMW Motorrad) podem ter sido um pouco abaixo da sua expetativa, mas o potencial da nova S1000 RR – ajudado pelos talentos de nível mundial do Campeão Mundial de 2013 – ficou bem patente durante todo o fim de semana.

Controlando um pacote já sólido, não se surpreendam se o rápido piloto de Yorshire ou o seu colega Markus Reiterberger tiverem alguns truques na manga.

Lições também terão sido aprendidas dentro da Honda Moriwaki Althea, depois de uma semana intrigante na Ilha. Leon Camier e Ryuichi Kiyonari começaram os testes na segunda-feira sem um ponto de referência e terminaram o domingo dentro dos pontos, o primeiro chegando ao top 10.

Os próximos passos devem ser dados sob o sol tailandês já a partir de amanhã, quando a segunda ronda do Campeonato Mundial de Superbike MOTUL FIM começa!

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Newsletter
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • MIGUEL OLIVEIRA É O ATLETA MASCULINO DO ANO. Artigo na bio! #motogp #motorbikes #motolovers #motors

    motosport_oficial: "MIGUEL OLIVEIRA É O ATLETA MASCULINO DO ANO. Artigo na bio!  #motogp #motorbikes #motolovers #motors"
    90
    0
  • NACIONAL ENDURO: ARRANQUE NAS AREIAS DE SANTO ANDRÉ. Artigo na bio! #enduro #motorbikes #motolovers #motox #motors #motorcyclesofinstagram

    motosport_oficial: "NACIONAL ENDURO: ARRANQUE NAS AREIAS DE SANTO ANDRÉ. Artigo na bio!  #enduro #motorbikes #motolovers #motox #motors #motorcyclesofinstagram"
    31
    2
  • SBK: JONATHAN REA, O MAIS VELOZ NO AIA. Artigo na bio! #motorbikes #motox #motolovers #motolife

    motosport_oficial: "SBK: JONATHAN REA, O MAIS VELOZ NO AIA. Artigo na bio!  #motorbikes #motox #motolovers #motolife"
    24
    0
  • SUPER ENDURO, VÍDEO: RESUMO GP DE ESPANHA. Vídeo na bio! #superenduro #endurocross #motolife #motosport #motors #motocross #motorcyclesofinstagram #motocrosslife #motorbikes

    motosport_oficial: "SUPER ENDURO, VÍDEO: RESUMO GP DE ESPANHA. Vídeo na bio!  #superenduro #endurocross #motolife #motosport #motors #motocross #motorcyclesofinstagram #motocrosslife #motorbikes"
    26
    0
  • MIGUEL OLIVEIRA É PARCEIRO DA MEO. Artigo na bio! #motogp #motosport #motolife #motorbike #motolove

    motosport_oficial: "MIGUEL OLIVEIRA É PARCEIRO DA MEO. Artigo na bio!  #motogp #motosport #motolife #motorbike #motolove"
    20
    1
  • DAKAR: PRESIDENTE DA HONDA PEDE DESCULPA PELO FRACASSO. Artigo na bio. #dakar2019 #motolife #motorbike #motosport #motors #honda #rallydakar

    motosport_oficial: "DAKAR: PRESIDENTE DA HONDA PEDE DESCULPA PELO FRACASSO. Artigo na bio.  #dakar2019 #motolife #motorbike #motosport #motors #honda #rallydakar"
    49
    0
  • MOTOGP: NÚMERO DE NICKY HAYDEN SERÁ RETIRADO. Artigo na bio! #nickyhayden #rip #motogp #motolife #motorbike #motosport #motolovers #motorcycle #motorbike #motors

    motosport_oficial: "MOTOGP: NÚMERO DE NICKY HAYDEN SERÁ RETIRADO. Artigo na bio!  #nickyhayden #rip #motogp #motolife #motorbike #motosport #motolovers #motorcycle #motorbike #motors"
    55
    0
  • MOTOGP: ‘DREAM TEAM’ DA HONDA APRESENTADO. Artigo na bio! #motogp #hondateam #motolife #motorbike #motosport #motogp2019

    motosport_oficial: "MOTOGP: ‘DREAM TEAM’ DA HONDA APRESENTADO. Artigo na bio!  #motogp #hondateam #motolife #motorbike #motosport #motogp2019"
    27
    0
  • MOTOGP: CALENDÁRIO PARA 2019 DEFINIDO. Artigo na bio! #motogp #motosport #motolife #motorbike #motolovers #motogp2019 #motogpfans

    motosport_oficial: "MOTOGP: CALENDÁRIO PARA 2019 DEFINIDO. Artigo na bio!  #motogp #motosport #motolife #motorbike #motolovers #motogp2019 #motogpfans"
    35
    0
  • MOTOGP: JORGE LORENZO LESIONADO. Artigo na bio! #motogp #jorgelorenzo #motolife #motorbike #motosport #motolovers

    motosport_oficial: "MOTOGP: JORGE LORENZO LESIONADO. Artigo na bio!  #motogp #jorgelorenzo #motolife #motorbike #motosport #motolovers"
    22
    0