Mundial Superbike – Pre-época define 2019

Por a 24 Novembro 2018 18:37

A época de Superbike que se avizinha já deixa adivinhar os seus contornos após os treinos oficiais de há pouco em Motorland Aragón. Cinco equipas de fábrica na grelha, todas com ambições ao título, umas, claro, mais realisticamente que outras. Elas são a Kawasaki, Ducati e Yamaha a que se vêm juntar a BMW e a Honda, por isso os testes de inverno merecem escrutínio apertado, se vamos começar a perceber onde cada um se vai encaixar em 2019. A Kawasaki, equipa dominadora, reforça o alinhamento com a chegada do Campeão Britânico Leon Haslam para emparelhar com Jonathan Rea. Ambos terão ao seu dispor a nova versão da ZX10RR, em que Rea já foi mais rápido em testes que no modelo de 2018.

Na Ducati Aruba, Davies vai ter um novo colega de equipa, Alvaro Bautista, com a vantagem de, no ano em que a moto de competição muda para o formato V4, o espanhol, vindo das Desmosedici de MotoGP muito semelhantes, ter vasta experiência desta configuração. O próprio Davies já rodou em tempos úteis com a nova moto, que estará longe de desenvolvida, apesar dos esforços do piloto de testes Michele Pirro nos bastidores. A impressão deste último da moto é quase um aviso à navegação para 2019: “ A nova V4R já é melhor que a Panigale V2 em todos os aspetos.”

A BMW estreia uma nova iteração da S1000RR, que nunca foi lenta, apenas atrapalhada por uma panóplia tão excessiva de opções eletrónicas que saber o que deixar de fora era quase o fulcro da questão. As novas limitações à eletrónica impostas pela Dorna devem ajudar, após adaptação inicial. Tom Sykes, após 9 anos na Kawasaki, tem essa responsabilidade, que partilha com o último (a classe foi extinta este ano) Campeão Europeu de Superstock 1000 Markus Reiterberger. O regresso do apoio de fábrica em conjunção com a equipa técnica de Shaun Muir da Milwaukee SMR deve formar uma aposta forte, talvez não para vitórias de início, mas decerto para começar a arranhar o pódio.

Pode não parecer, mas a última vez que a Honda HRC alinhou de forma oficial em Superbike foi à 16 anos… Colin Edwards ganhou dois títulos então, com a bicilíndrica VTR SP2, mas as coisas vão ser muito diferentes em 2019 com uma parceria entre a prestigiada Moriwaki e a Althea Racing de Genesio Bevilacqua.

A Yamaha foi a grande melhoria em 2018, de “quase lá” a 3 vezes vencedora, conquistando além disso numerosos pódios numa formação bastante equilibrada, pois frequentemente v d Mark e Lowes batalhavam entre si por posições. Este ano, é Marco Melandri que ingressa na formação, ele que já esteve tão perto de levar o título num par de ocasiões, uma delas justamente com a sua estreia na marca e no Campeonato em 2011. Mas a Pata oficial nem é a única formação a usar as R1 de Ywata, já que outro Campeão Mundial, Sandro Cortese, fresco do título de Supersport, alinha pela recém-chegada GMT, que vinda da Resistência sabe um truque ou três para pôr motos a andar depressa. Cortese estreia-se na moto nos treinos oficiais de Jerez já a seguir.

Eugene Laverty, que depois de deixar a Milwaukee estava “apeado”, vai ter uma Ducati Panigale V4 também, com a equipa GoEleven que muda para a moto italiana… e não é o único, visto que um dos melhores rookies de 2018, Michael Ruben Rinaldi, vai participar a tempo inteiro no Campeonato com a Ducati da Barni Racing… e nunca podemos esquecer Toprak Razgatlioglu (Kawasaki Puccetti Racing), um talento extraordinário em evolução… Treinos a seguir de perto, já que a primeira corrida é só em Fevereiro!

 

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Motor24
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/

    motosport_oficial: "https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/"
    111
    5
  • Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial"
    81
    0
  • Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross) Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross)
Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial"
    76
    1
  • Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial"
    113
    0
  • Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial"
    20
    0
  • Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no  site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial"
    49
    4
  • #Kawasaki #VulcanS #MotoSport

    motosport_oficial: "#Kawasaki #VulcanS #MotoSport"
    75
    1
  • #ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone

    motosport_oficial: "#ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone"
    77
    1
  • #MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport

    motosport_oficial: "#MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport"
    299
    0
  • #Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez

    motosport_oficial: "#Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez"
    205
    1