Yamaha DT-07 – Uma Yamaha de Dirt Track com motor da MT-07? Sim queremos…

Por a 24 Outubro 2018 19:10

O mercado das duas rodas está a fervilhar de novos modelos que vão buscar inspiração ao passado e ao histórico das marcas procurando capitalizar sobre modelos emblemáticos e recuperando a magia de momentos de glória outrora vividos e que a fazer parte do ADN de cada marca.

Nessa re-evolução que temos vindo assistir e que tem tocado praticamente todas as marcas que, estando atentas ao fenómeno, têm vindo a desenvolver e a introduzir nas suas gamas modelos neo-clássicos, até mesmo a Peugeot que apresentou recentemente em Paris dois modelos de inspiração “café racer” e também a Indian que recuperando um passado histórico relacionado com a competição em Flat Track decidiu investir numa equipa que tem vindo nos últimos dois anos a vencer o campeonato norte americano de Flat Track, sucesso esse que acabou por originar a produção de um novo modelo ao estilo da moto vencedora, a FTR 1200 e que acaba de ser apresentada no Salão de Colónia.

Considerando que os conceitos Café Racer, Tracker, Bobber, Scrambler têm vindo a orientar cada vez mais a produção de novas motos e tendo em conta que neste caso a Yamaha tem vindo a investir no segmento através de uma estratégia específica de marketing em torno do seu projecto “Faster& Sons”, projecto que desafia todos os anos novos preparadores a apresentarem as suas transformações sobre base Yamaha, normalmente sobre os modelos XSR700 e XSR900, mas também a Scrambler SCR950, e sabendo que a marca tem vindo a utilizar o seu fantástico motor bicilíndrico de 700cc em vários modelos da sua actual gama, na MT-07, na Tracer 700, na XSR700 e dentro de nada também no offroad com a Ténéré 700, a ser apresentada em Milão, é fácil imaginar que o conceito “Tracker” possa também vir a dar origem a um modelo comercial usando precisamente a mesma motorização, cujas características técnicas inclusivamente se encaixam directamente na tipologia “Dirt Track”.

Foi precisamente dentro de essa ideia “inspiradora” que Jeff Palhegyi, fan do Flat Track norte-americano, desenvolveu a sua concept bike, apoiado desde início pela própria marca, que acompanhou e investiu no desenvolvimento do projecto DT-07 até final.

A DT-07 de Palhegyi foi construída de raíz juntando elementos de várias origens mas tendo como ponto de partida o bicilíndrico da FZ-07 ( assim se apelida nos USA a MT-07 ). Os princípios e parãmetros seguidos foram aqueles que normalmente se utilizam na preparação de motos que competem em Flat-Track. O quadro foi desenhado de raíz e na dianteira foi adaptada uma suspensão de R6 com apenas um dos discos e pinça. A traseira é de

As motos de Flat Track montam obrigatóriamente rodas de 19” à frente e atrás e a DT-07 seguiu precisamente esse princípio pois Palhegyi não sabia se eventualmente a Yamaha não iria querer colocar no final a sua DT-07 a competir. As jantes são por isso de competição de 19” da Propulsion Lab e montam pneus Dunlop DT3… tudo componentes normalmente utilizados no Flat Track de competição.

Apesar de se ter utilizado muito material normalmente utilizado pela Yamaha em competição a ideia inicial era a de produzir um protótipo “street legal” ou seja que pudesse rodar na estrada com tudo o que a lei exige em termos de componentes obrigatórios.

O resultado final é de facto inspirador e talvez leve a Yamaha não só a voltar às competições de Flat Track, tal como nos tempos em que Kenny Roberts com a sua XS650 superava as potentes Harley Davidson, tendo ganho o Campeonato Nacional de Short Track da AMA em 1973, como também eventualmente possa vir a produzir uma DT-07 com o seu fantástico motor bicilíndrico de 689cc e 75CV de potência.

Para já fiquem com esta fantástica preparação da Yamaha Street Tracker DT-07 de Jeff Palhegyi que estamos certos estará a criar um enorme entusiasmo e expectativa, quer no mercado quer no seio da própria Yamaha.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png