Vespa GTS 300 e GTS 300 Touring de 2018

Por a 9 Julho 2018 23:22

 A nova GTS 300 da Vespa e a sua versão Touring herdam o DNA que têm caracterizado a marca ao longo de décadas. De onde quer que se olhe para a GTS 300 a sua identidade está bem patente em qualquer das suas curvas e em pormenores técnicos que a identificam de imediato, como seja o conjunto de suspensão dianteira, travão de disco e direção que se concentram no lado esquerdo, proporcionando uma visão total da roda no seu lado direito.

A GTS 300 inclui agora tecnologia moderna, seguindo as tendências de mercado no que respeita a controle de tração e ABS. O guiador incorpora como é habitual nas Vespas o farol dianteiro e o painel de informação, e dá suporte aos espelhos retrovisores, tudo num design simples, clássico e apelativo. Na versão Tourer da GTS , também o écran pára-brisas encontra o seu apoio na secção inferior do guiador, de forma perfeitamente ergonómica e integrada no design e estilo da GTS.

No painel frontal por detrás do tradicional “avental” a GTS 300 inclui um compartimento para trasnporte de acessórios pessoais e também uma ficha USB para carregamento de todo o tipo de gadgets electrónicos.

A plataforma não é totalmente plana e é separada por um pequeno “ tunel” estrutural de reforço do conjunto, mas ao contrário de outras Maxi-Scooters, o espaço é amplo e passíovel de ser utilizado para transporte de todo o tipo de bolsas ou volumes. Debaixo do banco, desenhado de forma ergonómica e bela, dotando inclusivamente a GTS de uma imagem desportiva, o espaço para bagaem é imenso, cabendo inclusivamente dois capacetes integrais. Na versão Touring a GTS inclui ainda um porta bagagens cromado retrátil na zona frontal da moto para além daquele que ambas versões montam na traseira e que complementam o look “fifties “ da GTS

O assento afilado na frente, tipo selim, mas com suporte confortável onde é necessário, garante espaço suficiente para o pendura que conta com peseiras retráteis para sua maior comodidade.

Como é característico nas Vespas o chassis é constituído pelos próprios painéis da carrosseria com elementos de reforço soldados, que eliminam a necessidade de uma estrutura tubular . A suspensão dianteira e a direção de coluna única concentram-se no lado esquerdo da GTS , do tipo dos sistemas utilizados no aviões. Ao contrário da suspensão traseira com amortecedores duplos ajustáveis a suspensão dianteira não permite ajustes e vem com afinação fixa de fábrica.

A travagem é agora assegurada por travões de disco hidraulicos assistidos por ABS , com discos de 220mm à frente e atrás que garantem uma maior estabilidade e segurança à GTS. As jantes são idênticas à frente e atrás, de 12” , com pneus de 120/70 na dianteira e de 130/70 na traseira.

O motor monocilíndrico de 278cc e 4 valvulas, inclui injecção electrónica, debita uns razoáveis 21.2 CV de potência às 7.750 rpm. O motor inclui um sistema de control de tração que detecta situações anómalas de rotação excessiva da roda e diminui automáticamente a potência do motor evitando o derrapar da mesma, tanto em aceleração como na travagem..

A transmissão e o motor formam como é habitual num bloco único e o variador CVT funciona como caixa de velocidades automática garantindo uma aceleração progressiva e uma resposta rápida desde os baixos regimes fazendo com que a GTS atinja fácilmente os 120Kmh.

Em termos de concorrência é difícil fazer comparações pois a GTS 300 praticamente define uma classe à parte, considerando a sua tipologia clássica, de plataforma plana, e o seu motor de média cilindrada. Compararmos pois a GTS 300 com uma Yamaha XMAX 300 ou uma Kawasaki J300 ou mesmo uma SYM Cruisym 300, que são eventualmente comparáveis entre si, não nos parece ter alguma lógica embora em termos de desempenho, potência disponível e preço se possam bater com sucesso com a Vespa. No entanto como referimos e na nossa perspectiva a GTS 300 representa um conceito só seu, pelo seu carisma e herança histórica e pela sua imagem que embora renovada nunca passa de moda.

 

FICHA TÉCNICA

Marca: Vespa Modelo: GTS 300 Toring 2018
MOTOR
Tipo monocilindro, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecimento líquido
Cilindrada 278 cc
Potência Máx. 21.2 hp @ 7.750 rpm
Binário Máx. 22 Nm @ 5.000 rpm
Embraiagem automática centrífuga a seco
Alimentação Injecção electrónica
Caixa Vel transmissão Twist and Go CVT
CHASSI E SUSPENSÕES
Quadro em folha de aço com reforços soldados
Suspensão Dianteira Monobraço com mola e hidraulico
Suspensão Traseira Duplo amortecdor com ajuste em pré-carga de mola
TRAVÕES E PNEUS
Travões Dianteiros Disco de 220mm hidraulico e ABS
Travões Traseiros Disco de 220mm hidraulico e ABS
Pneu Dianteiro 120/70-12″ jantes em liga
Pneu Traseiro 130/70-12″ jantes em liga
ELETRÓNICA E ELETRICIDADE
Bateria 12 V,
Luzes Dianteiras Full LED
Luzes Traseira Full LED
Painel Info digital
Controle Tração sim
Ride by Wire não
Modos de Motor não
Outros
DIMENSÕES
Comprimento 1950 mm
Largura 755. mm
Altura n.d. mm
Distância entre Eixos 1375 mm
Distância ao solo 140mm
Altura do banco 790mm
Peso total n.d. Kg
Capacidade do Depósito 8.5 litros
Cores GTS 300 Preto metalico, Beige/cinza, Azul pastel
Cores GTS 300 Touring Vermelho Metalico, Castanho Metálico
Norma Emissões Euro 4

 

Galeria de Imagens

 

 

 

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/

    motosport_oficial: "https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/"
    97
    5
  • Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial"
    74
    0
  • Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross) Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross)
Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial"
    72
    1
  • Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial"
    110
    0
  • Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial"
    18
    0
  • Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no  site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial"
    49
    2
  • #Kawasaki #VulcanS #MotoSport

    motosport_oficial: "#Kawasaki #VulcanS #MotoSport"
    73
    1
  • #ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone

    motosport_oficial: "#ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone"
    74
    1
  • #MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport

    motosport_oficial: "#MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport"
    296
    0
  • #Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez

    motosport_oficial: "#Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez"
    203
    1