Scrambler CCM Spitfire – Uma obra de arte de edição limitada da divisão “SkunkwerX”

Por a 8 Agosto 2018 19:30

Alan Clews fundador da Clews Competition Machines, empresa que nasceu no Reino Unido no início dos anos 70 . Ao longo dos anos a CCM tornou-se num sucesso e num nome incontornável na produção de motos para competição de motocross, flat-track, trial, supermoto e pista ao mais alto nível.

Com reminiscências do Supermarine Spitfire, um caça britânico dos tempos da Segunda Guerra Mundial, a CCM Spitfire é a criação de uma divisão especializada dentro da CCM chamada ” SkunkwerX Team”. Apresentada pela primeira vez em 2017 como edição especial, todas as 150 unidades foram vendidas na primeira semana .

A moto tem por base um setup de chassi personalizado, feito à mão e um depósito também personalizado que acabou por definir todos os modelos que vieram depois, desenvolvidos pela divisão “SkunkwerX” da CCM, incluindo a Scrambler, a Café Racer, a Bobber e a Flat Tracker. Todos utilizam a mesmo motorização de 600cc da Husqvarna.

Tal como as múltiplas variantes do caça Supermarine Spitfire, construídas usando várias configurações de asa, também a CCM desenvolveu vários modelos sobre o mesmo chassi e a mesma motorização.

CCM Café Racer

A Spitfire monta uma série de componentes actuais mantendo o seu aspecto industrial. As belíssimas linhas da estrutura do seu quadro evidenciam o toque artesanal das soldaduras feitas à mão. O depósito de combustível em alumínio trabalhado é um projeto registado, sendo a única superfície de painel em toda a moto. O visual e design orgânico do assento foi projetado para despertar sentimentos de puro prazer ou para ser simplesmente admirado. Estofado com pele castanha envelhecida e cozido à mão , exibe o nome Spitfire nas laterais.

Os aros de raios dourados de 19” montam pneus Maxxis DTR1 de Flat Track Racing de 130mm à frente e atrás e o conjunto é complementados por belíssimos cubos maquinados em CNC, conferindo à Spitfire uma aderência extrema tanto em alcatrão como em terra. Na dianteira como na traseira monta guarda lamas de fibra de carbono e alumínio que parecem abraçar os pneus.

O utilização de materiais sofisticados é vista em diferentes partes da moto. O pequeno cobre farol dianteiro, em fibra de carbono, envolve a unidade que monta luzes LED, enquanto que a o painel LCD de informação é embutida em num componente ​​maquinado de CNC. A Spitfire monta ainda um guiador largo e plano de alta resistência.

Também possui ignição sem chave. As manetes e os punhos são também alumínio maquinado CNC.

O motor da Spitfire é um Husqvarna TE630 a quatro tempos, de injeção electrónica de combustível, monocilíndrico, que produz 55 hp e 43 lb-ft de binário máximo, o suficiente para fazer com que a moto  pareça um verdadeiro foguete. O coletor de escape de tubo duplo de alto fluxo dá à moto um aspecto visual robusto. A caixa de 6 velocidades também é a mesma original do motor TE630.

O motor Husqvarna de 576cc é reconhecido pelo binário a baixas e médias.. O motor possui um corpo de acelerador tipo borboleta de 45 mm com um injetor Mitsubishi de 300 Kpa do tipo “twin jet” um sistema electrónico de injeção de combustível desenvolvido em colaboração com a Mikuni. A embraiagem é controlada hidraulicamente mas não é deslizante.

O quadro da Spitfire é construído em tubo de aço-carbono soldado manualmente. A posição de condução é vertical e bastante direita graças à colocação mais recuada das peseiras e altura do guiador. Os 26º na direção fazem com que a Spitfire curve com enorme facilidade.

A suspensão traseira monoshock montada debaixo do banco é de nitrogénio comprimido e sem mola. Na dianteira a suspensão é uma WP invertida de 41mm com ajustes de compressão e extensão e 120mm de curso. Os travões são de disco, com 320mm na dianteira e 240mm na roda traseira e com pinças Brembo de 4 pistons na frente e de apenas 1 piston atrás.

A CCM lançou uma Edição Limitada da sua Spitfire a apenas 150 unidades que foram vendidas rapidamente por um preço próximo aos 10.000 euros. Em matéria de emissões a Spitfire não cumpre com o Euro 4, e os escapes não montam catalizador, pelo que dificilmente será homologada para poder circular legalmente. A CCM disponibiliza ainda uma extensa gama de acessórios para personalização das suas motos.

Mais informação em:     http://www.ccm-motorcycles.com/

Galeria de imagens

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/

    motosport_oficial: "https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/"
    100
    5
  • Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial"
    76
    0
  • Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross) Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross)
Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial"
    73
    1
  • Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial"
    111
    0
  • Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial"
    19
    0
  • Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no  site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial"
    49
    3
  • #Kawasaki #VulcanS #MotoSport

    motosport_oficial: "#Kawasaki #VulcanS #MotoSport"
    73
    1
  • #ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone

    motosport_oficial: "#ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone"
    74
    1
  • #MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport

    motosport_oficial: "#MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport"
    296
    0
  • #Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez

    motosport_oficial: "#Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez"
    203
    2