Ensaio KTM DUKE 125 – “Atracção” Teenager

Por a 19 Julho 2017 11:13

Neste  segmento a Duke 125 é toda uma referência e quisemos perceber que tipo de sensações provoca no target ao qual está dirigida para melhor avaliarmos  o seu potencial e desempenho.

A Jetmar, importador da KTM em Portugal, simpaticamente cedeu-nos uma Duke 125 que levámos de fim de semana para testar. O objectivo era encontrar quem tivesse o perfil ideal para dar-nos uma perspectiva diferente daquela que é a nossa e que está muitas vezes já demasiado formatada por experiências e testes variados de modelos tão díspares, tornando muitas vezes  difícil ter a sensibilidade necessária para avaliar o que é realmente importante  nas suas características  e relevante à hora de optar pela compra de um determinado modelo, neste caso de menos cilindrada e dirigido a um target que não é obviamente o nosso.

E foi assim que decidimos juntar nesta análise um jovem utilizador , que usa moto no seu dia a dia para as suas deslocações e que de uma forma descontraída aceitou o desafio.

A primeira pergunta que lhe colocámos foi em torno da imagem de marca da própria KTM e se a mesma tinha relevância para a escolha da moto e se estava associada a uma imagem de qualidade á qual respondeu afirmativamente e que a imagem na competição da KTM é incontornável tanto no Todo Terreno como em Pista.

Depois perguntámos o que achava de estética e das linhas da moto, se era moderna e apelativa ou se porventura demasiado arrojada. Aqui a resposta foi algo evasiva e penso que estaria a pensar na MT da Yamaha que já me tinha comentado antes como opção de upgrade da sua actual scooter, e depois referiu que gostava de motos com uma estética um pouco mais sóbria

Logo a seguir e após um curto briefing sobre a moto demos-lhe a oportunidade  de circular na mesma, numa zona urbana mas fechada e com pouco transito para que o mesmo se sentisse à vontade e pudesse com facilidade adaptar-se à moto.

Finalmente fizemos uma pequena sessão de fotografia, aqui ilustrada e calmamente sentados no café falámos sobre a experiência. Gostou da moto obviamente mas o tempo não foi suficiente para poder ter uma opinião mais formada. Deu especiial destaque ao painel de informação que nunca tinha visto nada daquela qualidade numa 125cc. Destacou também a estética do farol na opinião dele muito conseguida.

No dia seguinte tocou-me a mim devolver a moto à Jetmar e estando em Cascais decidi fazer o percurso pela Marginal e desfrutar do fresco da manhã. No final o passeio foi excelente, com a Duke a desenvencilhar-se de forma fácil no meio das filas de trânsito, normais a aquela hora, e a permitir ao mesmo tempo apreciar a vista, coisa que em motos de maior cilindrada e pela velocidade mais alta a que naturalmente circulamos, normalmente esquecemos.

O motor é bastante rotativo e a partir das 7.000 e até às 10.000 rpm é quando se sente realmente a sua entrega de potência. Penalizada também pelo meu peso  de 87Kg a Duke mostrava alguma “preguiça” em subir de rotação mas uma vez “lá em cima” desenvolvia-se bem graças também à caixa de 6 velocidades.

O depósito é em alumínio e leva agora 13,4 litros de combustível e os consumos são irrisórios para quem está habituado a rodar em motos de maior cilindrada.  Gostei da facilidade como se conduz e da leveza do conjunto,  do painel TFT a cores de informação de altíssima qualidade, e que pode incluir o software da KTM My Ride como opção e que permite ver as chamadas no monitor assim como as faixas de música, realidade que não é nada normal numa moto deste segmento.

Apreciei também a travagem efectiva da moto com um disco de 300mm na frente e pinça flutuante de 4 êmbolos da Brybe , segunda marca da Brembo. A suspensão dianteira invertida é uma WP de 43mm com novas afinações graças a um novo cartucho aberto inserido na mesma.

A qualidade de construção é excelente e o formato do farol da frente agora em LED é o novo identificador da família Duke e também das novas KTM Super Adventure.

A certa altura, parado nuns semáforos, um brasileiro a conduzir uma carrinha, abriu a janela e perguntou-me se era uma 500 ? A Duke 125 pelos vistos aparenta mais do que é e sem dúvida que a sua estética agressiva e equilibrada não deixa ninguém indiferente. Se eu tivesse agora dezasseis anos estou certo que faria furor à porta do liceu e que as colegas iriam disputar entre si o lugar de pendura na pequena grande Duke.

Ficha técnica KTM 125 Duke 2017

Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.