HONDA VFR1200X CROSSTOURER

Por a 2 Fevereiro 2018 12:29

A Honda VFR 1200X  Crosstourer  é uma moto turística desportiva de aventura, uma verdadeira “faz-tudo e vai-a-todo-o-lado” , onde  a sua principal identidade reside na sua potência viciante e na sonoridade do seu motor V4 cheio de carácter.

Em conformidade com a norma EURO 4 sobre emissões de escape, o motor da Crosstourer dá continuidade à herança orgulhosa da tecnologia V4 da Honda, com a sua entrega de potência e de binário impressionante e forte mas suave e flexível. Oferecendo um controlo de precisão desta potência graças ao acelerador electrónico “Throttle-by-wire” e uma sonoridade cativante e cheia de carácter – parcialmente graças ao dimensionamento cuidadoso das câmaras de escape – o motor da Crosstourer faz parte integrante da sua atracção.

A configuração V4 é delgada e compacta, reduzindo a área frontal e ajudando na centralização de massas. Além disso, o par traseiro de cilindros está muito aproximado, o que torna o motor mais estreito na sua traseira.

Outro dos pontos que contribui para as dimensões compactas deste motor de 1.237 cm³ e 16 válvulas é a tecnologia Unicam da Honda, também usada pela gama CRF. Esta configuração SOHC ajuda a reduzir as dimensões e o peso das cabeças do motor e a optimizar o formato das câmaras de combustão.

A injecção PGM-FI de combustível recorre a uma rampa de 44 mm e à tecnologia “fly-by-wire”, oferecendo um controlo de precisão do acelerador. A potência de ponta de 95 kW é alcançada às 7.750 rpm, com um pico de binário de 126 N·m às 6.500 rpm.

A combinação de um ângulo de 76° entre os dois bancos de cilindros e uma cambota de 28° de fase entre moentes das bielas, elimina virtualmente a vibração. Como deixa de haver a necessidade de incluir um veio de equilíbrio, isso resulta em mais potência, com os intervalos de ignição irregulares a darem uma ligação íntima com o motor.

O Sistema Selectivo de Controlo de Aceleração da Honda monitoriza constantemente a velocidade das rodas dianteira e traseira. Quando o sistema detecta uma certa diferença na velocidade entre a roda dianteira e a traseira, o binário do motor é momentaneamente reduzido pela combinação de um corte de ignição e pela modulação das 3 borboletas do acelerador accionadas pelo sistema de acelerador electrónico (throttle-by-wire).

A caixa de 6 velocidades DCT da Honda oferece uma performance ainda mais intuitiva e natural, tanto na estrada, como fora dela.

A ergonomia da posição de condução descontraída da Crosstourer permanece inalterada, mas o banco foi reformulado – com a parte dianteira mais delgada – para facilitar chegar com os pés ao chão. A altura do banco manteve-se nos 850 mm, mas graças ao perfil mais estreito, é bastante mais fácil o condutor sentar-se na moto, chegando com os pés ao chão.

O quadro dupla trave em alumínio de corte em diamante é uma unidade oca de construção biselada – isto permite um controlo muito preciso do super-importante equilíbrio entre o peso e a rigidez de todos os componentes do quadro. O ângulo da coluna da direcção é de 28°, com 107 mm de eixo de arraste (trail), numa distância entre eixos de 1.595 mm. O peso em ordem de marcha é de 277 kg, com 287 kg para versão DCT.

Concebidas para excelente desempenho numa enorme variedade de superfícies de estradas, as suspensões dianteira e traseira oferecem quantidades generosas de curso de amortecimento controlado. A forquilha telescópica invertida de 43 mm oferece um controlo tranquilizador, com uma direcção precisa e estável, mesmo nas curvas mais apertadas e nas travagens fortes.

A suspensão traseira de configuração Pro-link combina fortes características de tracção com qualidade de condução. Tanto a forquilha dianteira como o amortecedor traseiro a gás são ajustáveis em amortecimento, em extensão e pré-carga da mola, permitindo alterar as características de forma a se adaptar a diferentes estilos de condução e de utilização.

 As jantes de raios da Crosstourer foram concebidas para absorverem os choques produzidos pelas superfícies das estradas de piso irregular, trabalhando em conjunto as suspensões para proporcionarem uma condução confortável e de qualidade. Os pneus tubeless – 110/80-R19 à frente e 150/70-R17 atrás – oferecem um bom equilíbrio entre maneabilidade com agilidade e tracção.

O ABS combinado trabalha em ambos os travões; à frente dois discos de 310 mm com pinças de três pistões e, atrás um único disco de 276 mm com pinça de dois pistões. Este sistema proporciona uma travagem bem repartida, oferecendo desacelerações mais estáveis, com a maior confiança dada pelo Sistema de Travões Anti-bloqueio. Caso uma das rodas esteja prestes a bloquear e a derrapar, o C-ABS reduz momentaneamente a pressão hidráulica aplicada ao travão em questão, distribuindo a força da travagem de forma óptima entre as duas rodas e assegurando uma travagem potente e segura, em todas as condições.

Ficha Técnica

MOTOR
Tipo – V4 a 76°, 4 tempos, 16 válvulas, Unicam, refrigerado por líquido

Cilindrada – 1.237cm3

Diâmetro x Curso – 81 mm x 60 mm

Relação de Compressão – 12:1

Potência máxima – 127CV (95 kW) / 7.750 rpm (95/1/EC)

Binário máximo – 126 Nm / 6.500 rpm (95/1/EC)

Alimentação – Sistema de ignição Digital transistorizada controlada por computador com avanço electrónico

Arranque – Eléctrico

RODAS

Travão Dianteiro – Dois discos, 310 mm, C-ABS

Travão Traseiro – Disco único 276 mm, C-ABS

Suspensão Dianteira – : Forquilha invertida telescópica de 43 mm com amortecimento hidráulico, afinação da pré-carga e do amortecimento em extensão

Supensão Traseira – Pro-Link com amortecedor a gás, afinação da pré-carga e afinação contínua do amortecimento em extensão

Roda – Tipo – Frente – tubeless, de raios

Roda – Tamanho – Frente – 19M/C x MT2.50
Pneu Frente – 110/80-R19

Roda – Tipo – Rectaguarda – tubeless, de raios

Roda –Tamanho – Rectaguarda – 17M/C x MT4.00

Pneu Rectaguarda – 150/70-R17

CICLÍSTICA

Bateria – 12V/11.2AH (YTZ14S)

Ângulo da coluna da direcção – 28°

Dimensões (CxLxA) – 2.285 mm x 915 mm x 1.460 mm

Quadro – Configuração em diamante; Dupla trave em alumínio

Depósito de combustível -21,5 litros

Altura ao solo – 180 mm

Peso em ordem de marcha – 277 kg

Altura do assento – 850 mm

Trail – 107mm

Distância entre eixos – 1.595 mm

TRANSMISSÃO

Embraiagem – MT – Multi-disco em banho de óleo

Embraiagem – Funcionamento – Caixa manual de 6 velocidades

Transmissão Final – Veio selado

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/

    motosport_oficial: "https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/"
    111
    5
  • Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial"
    81
    0
  • Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross) Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross)
Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial"
    76
    1
  • Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial"
    113
    0
  • Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial"
    20
    0
  • Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no  site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial"
    49
    4
  • #Kawasaki #VulcanS #MotoSport

    motosport_oficial: "#Kawasaki #VulcanS #MotoSport"
    75
    1
  • #ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone

    motosport_oficial: "#ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone"
    77
    1
  • #MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport

    motosport_oficial: "#MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport"
    298
    0
  • #Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez

    motosport_oficial: "#Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez"
    205
    1