Honda Gold Wing – O Cruzador Japonês

Por a 3 Julho 2017 19:44

Desde 1975 e durante décadas que a Honda Gold Wing tem sido uma das motos preferidas para realizar longas viagens a dois em duas rodas e a versão de 2017 renova esse legado de forma excepcional. Para além das suas reconhecidas qualidades em termos de potência e suavidade do seu motor, comodidade do piloto e pendura, aptidão inclusivamente para uma pilotagem desportiva, a Gold Wing inclui agora toda a electrónica que facilita ainda mais a sua condução e torna a experiência ainda mais agradável.

O sistema de navegação é agora mais fácil de utilizar, incorpora também interface MP3(iPod e tecnologia de som surround SRS CS Auto que oferece uma experiência auditiva única em duas rodas.

A Gold Wing é de facto um cruzador do asfalto com a sua silhueta de design moderno e inconfundível, uma capacidade de carga excelente, uma proteção aerodinâmica fora de série apta para enfrentar qualquer intempérie e a possibilidade de adaptação da suspensão que faz com que a experiência de rodar numa Gold Wing seja verdadeiramente única.

Um motor pleno de suavidade

O potente seis cilindros de 1.832cc e injecção electrónica garante potência e suavidade em qualquer regime. As emissões são controladas através de um sistema de sensores ultra sofisticado que permitem dosear sempre a mistura perfeita de ar e gasolina e minimizar a emissão de gases. Os escapes 2x 3 em 1 emitem um som cheio mas agradável enquanto dois poderosos catalizadores controlam também a emissão de monóxido de carbono e diminuem a produção de hidro-carbonetos.

A colocação do motor numa posição baixa e montada de forma extremamente sólida no seu quadro, permite uma condução excelente e uma capacidade de manobra a baixa velocidade deveras impressionante. Dois corpos de injecção de 40mm garantem uma mistura sempre ótima aos injectores da Keihin de alta pressão especialmente desenhados para a Gold Wing contribuindo para uma maior eficiência e resposta do motor.

A caixa de 5 velocidades conta com uma quinta velocidade longa especialmente concebida para circular em auto-estradas e assistida por uma embraiagem hidráulica de 8 pratos .

Ciclística a pensar no conforto e a segurança

 Um quadro em alumínio de uma rigidez surpreendente e especialmente desenhado para oferecer a flexibilidade necessária para garantir uma experiência de condução única., de conforto e percepção da estrada. O motor de seis cilindros é também um elemento fundamental na rigidez e suavidade de todo o conjunto e está montado no quadro de forma a minimizar qualquer vibração.

 

A travagem é assegurada por dois discos flutiantes de 296mm na frente e apenas um disco ventilado atrás de 316mm e um sistema de travagem combinada “ Dual Combined Braking System” que garante uma travagem eficiente e segura. Pressionando o manípulo do travão da frente acionamos 2 dos embolos do travão da frente do lado direito e um do lado esquerdo em simultãneo com dois embolos do travão da roda traseira. Travando com o travão de pé acionamos o embolo central do travão da frente do lado direito, os dois embolos exteriores do lado esquerdo e o embolo central do travão traseiro. Ou seja se travarmos com o travão da frente o de trás em simultâneo acionaremos os 9 embolos de travagem dos dois discos da frente e do disco traseiro. A Gold Wing monta ainda ABS que acionado por um motor eléctrico que garante precisão e rapidez nas travagens.

A suspensão da frente de 45mm tem um curso de 122mm e monta um sistema anti-dive que minimiza o afundamento da suspensão quando travamos. A suspensão traseira é ajustável electronicamente através de um botão e tem duas posições em memória. O mono-braço oscilante traseiro em liga permite um melhor acesso à roda traseira caso seja necessário. O sistema traseiro Pro-Link monta um amortecedor com um curso de 105mm garantindo conforto e eficiência em qualquer situação.

As jantes de liga leve de 18”x3.5” na frente e 16”x5.0” atrás garantem uma enorme rigidez. Os pneus radiais especialmente concebidos para a Gold Wing garantem excelente tração, aderência em curva e duração. Existe também um sistema de monitorização da pressão dos pneus que detecta e avisa em caso de variação ou pressão baixa.

Conforto em viagem para um ou para dois

 O motor de cilindros paralelos de 2 válvulas em conjunto com os radiadores montados em posição lateral garantem uma maior ergonomia, com um espaço considerável para os pés do condutor e um espaço surpreendente para o pendura, comodamente instalados num banco ergonómico com apoios laterais e posteriores que garantem enorme conforto durante toda a uma viagem. Com punhos aquecidos e bancos aquecidos ambos com 5 temperaturas diferentes selecionáveis individualmente e um sistema que podemos fazer canalizar o ar quente do motor para os nossos pés a Gold Wing garante conforto máximo em viagem.

O pára-brisas é ajustável manualmente tem 6 posições distintas com um curso de 100mm. O guiador em duas peças de alumínio são de enorme resistência que com as proteções laterais de motor e do banco protegem de danos maiores em caso caída lateral.

A Gold Wing tem uma enorme capacidade para bagagem, cerca de 150 litros, com fecho remoto, tanto atrás como nos laterais. As malas têm amortecedores hidráulicos nas tampas para suavizar a sua abertura e fecho e ao acionar o fecho remoto as tampas não estiverem bem fechadas é dado um sinal de alarme.

Informação sempre disponível

 O painel de informação é de fácil leitura e de fácil utilização e inclui um display analógico de fundo escuro e informação clara de velocidade, rpm, temperaturas de radiador e óleo, botões para ajuste das luzes , e luzes avisadoras de todos os sistemas da Gold Wing. Um LCD de alta resolução num painel à parte, visível é qualquer condição de intensidade luminosa, fornece informação sobre Kms percorridos A e B, temperatura ambiente, modos de audio, informação sobre o modo selecionado da suspensão traseira, informação sobre as tampas das malas laterais e traseira abertas e um relógio.

O GPS da Gold Wing, Honda Satellite Linked Navigation System inclui um monitor a cores de alto contraste e brilho, ligação rápida a satélites, vista 3D e a possibilidade de download de percursos ou mapas. O sistema de som “surround” é também muito sofisticado e inclui um amplificador de 80watts por canal e 6 colunas, 2 à frente, 2 atrás e 2 tweeters.

 Sempre a querer facilitar a nossa experiência

 A Gold Wing inclui ainda uma série de funções e pequenos gadgets que aumentam ainda mais a sensação de conforto em viagem. È o caso por exemplo dos piscas que desligam automaticamente ao fim de um determinado período, dois pontos de cadeado para os capacetes, os comandos no guiador serem todos iluminados e a antena que recolhe são apenas alguns pormenores que caracterizam as funções de luxo deste cruzador japonês.

A fechadura da ignição permite bloquear a direção, uma buzina de som agradável mas efectivo, ventilação ajustável no pára-brisas frontal, informação sobre a pressão dos pneus, marcha atrás eléctrica para manobrar a moto é fundamental e facilmente utilizável.

A Gold Wing tem ainda uma série de funções que não requerem manutenção como por exemplo o ar automático ( choke ) , a injecção programável, ajuste automático das correntes de distribuição, bateria selada de 20 A e o controle electrónico de ajuste da suspensão traseira. Para conforto extra existem um cem número de opções inclusivamente manetes ajustáveis quer de travão quer de embraiagem. O depósito de gasolina leva 25 litros e assegura percursos longos sem reabastecimento.

PVP 30.650. euros

Cores 2017

 Candy Prominence Red

Matte Altair Silver Metallic

Heavy Grey Metallic

Pearl Glare White

Ficha Técnica

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas MOTO+
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x