Ensaio Suzuki SV650X 2018 – Prazer máximo de condução no estilo Café Racer

Por a 2 Agosto 2018 15:51

Em 2018 a Suzuki SV 650X foi praticamente a única novidade apresentada pela marca, se bem que a sua base, o modelo SV650, fosse já conhecida e venerada por uma legião de fãs.

De qualquer forma a transformação estética é excelente e sobre a base SV foi possível através da adopção de alguns elementos ao estilo “café” transformar por completo o modelo original. A baquet/assento ao estilo clássico Racer, a pequena cúpula frontal e os avanços tipo Clip-On que obrigam a uma postura mais desportiva, transformaram por completo a popular SV e conseguiram dar-lhe um look neo-clássico equilibrado e esteticamente muito apelativo. O esquema cromático da SVX em tons de cinzento e antracite combina perfeitamente com o conceito e posicionamento retro do modelo.

Com o fantástico motor V-Twin de 645cc que debita 75Cv, com um enorme “punch” a baixa rotação e com as suspensões reforçadas este ano de toda a gama SV , a SVX proporciona um prazer imenso na sua condução, revelando-se uma desportiva muito divertida, fácil e ágil, e sobretudo com um comportamento irrepreensível, graças a uma excelente ciclística e a um quadro muito bem desenhado. Mas passemos directamente ao ensaio que realizámos com um modelo disponibilizado pela Motéo, importador da Suzuki em Portugal.

A posição apesar de desportiva é relativamente confortável embora o look retro do assento e o seu desenho baixo penalizem ligeiramente o conforto, realidade compensada pelo excelente desempenho das suspensões.

O painel digital LCD de informação, ajustável na sua luminosidade, é de leitura fácil, contém toda a informação normalmente necessária ao condutor e é complementado por luzes avisadoras laterais. Está bem posicionado e dá um toque de modernidade no conceito retro da SVX.

A nível da sua ciclística há que destacar o quadro tubular de trelissa em aço que utiliza o motor como reforço estrutural eliminando assim a necessidade de uma estrutura em berço do sub-quadro e contribuindo para a diminuição do peso total do conjunto.

As suspensões dianteiras de 41mm montam ajuste de pré-carga de mola no topo das mesmas, funcionalidade pouco comum neste segmento de motos. Também o amortecedor traseiro permite o mesmo tipo de afinação o que que é mais normal.

A travagem, efectiva e perfeitamente doseável, é assegurada por dois discos de 290mm com pinças Nissin de 2 pistons na dianteira e disco de 240mm na traseira assistidos por ABS à frente e atrás. Os pneus Dunlop Roadsmart III estão em linha com as características da moto e revelaram um comportamento bastante aceitável mesmo em condução mais agressiva sendo as suas dimensões de 120/70-17” na frente e 160/60-17” atrás.

O bicilíndrico em V a 90º de 645cc que monta a SVX, tem arrefecimento líquido e uma taxa de compressão 11.2:1 e DOHC com 4 válvulas por cilindro. A alimentação é feita por um sistema de dupla válvula de borboleta, uma comandada pelo condutor e outra de forma electrónica e que proporciona um maior equilíbrio e entrega de potência mais suave do motor.

A nível electrónico a SVX inclui um sistema de assistência a baixa rotação que permite compensar nos arranques mantendo a rotação do motor mais alta e suavizando o seu funcionamento. Um sistema que proporciona de facto uma enorme suavidade e que elimina batimentos de motor sem prejudicar a enorme sensação de entrega proporcionada pelo binário do bicilíndrico da SVX de 63.7 Nm às 8.100 rpm, quase idêntico ao regime em que o motor atinge a potência máxima de 75 CV às 8.500 rpm.

A Suzuki dotou este motor de tecnologia de redução de fricção com tratamento especial dos pistons e das camisas do cilindros assim como em outros componentes móveis do motor. A nível da ignição o motor da SVX inclui velas duplas por cilindro o que contribui para uma melhor combustão da mistura e reduz a emissão de gases poluentes, facilitando o desempenho do catalizador e a conformidade com os limites impostos pelo Euro 4.

A SVX é uma moto muito divertida de conduzir e que proporciona uma sensação de enorme agilidade e facilidade na sua condução, mesmo quando a levamos a limites e realizamos uma pilotagem mais desportiva. O seu desempenho é mesmo entusiasmante, quase viciante, acelerações vigorosas com subidas de rotação rápidas e a atingirem regimes altos com enorme suavidade  o que compensa a ausência de controle de tração, e quase sem vibração o que para ser um biciclíndrivo em V é mesmo surpreendente.

A Suzuki SV650X de 2018 está disponível somente numa cor designada por “ Metallic Oort Grey Nº 3 “ ou seja cinza e

pelo PVP de 7.399.- euros

Ficha Técnica

Marca: Suzuki Modelo: SV650X/ABS Café Racer 2018
MOTOR
Tipo bicilíndrico, refrig. líquida, 4 tempos, DOHC, 4 valve
Cilindrada 645 cc
Potência Máx. 75 hp @ 8500 rpm
Binário Máx. 43.7 [email protected] 8.100 rpm
Embraiagem multidisco em banho de óleo
Alimentação Injecção electrónica, dupla válvula em borboleta
Caixa Vel 6 Velocidades
CHASSI E SUSPENSÕES
Quadro Treliça em aço
Suspensão Dianteira 41mm ajustável em pré-carga de mola
Suspensão Traseira Amortecedor ajustável em pré-carga de mola
TRAVÕES E PNEUS
Travões Dianteiros 2 Discos de 290mm Pinça Nissin2 pistons com ABS
Travões Traseiros Disco de 230mm com ABS
Pneu Dianteiro 120/70-17 jantes em liga Tubeless
Pneu Traseiro 160/60-17 jantes em liga Tubeless
ELETRÓNICA E ELETRICIDADE
Bateria 12 V, BAH VRLA
Luzes Dianteiras Full LED
Luzes Traseira Full LED
Painel Info LCD contraste ajustável multi informação
Controle Tração não
Ride by Wire não
Modos de Motor não
Outros Low Rev Assist e Easy Start System
DIMENSÕES
Comprimento 2.130 mm
Largura 760 mm
Altura 1.090 mm
Distância entre Eixos 1.445 mm
Distância ao solo 135 mm
Altura do banco 785 mm
Peso total 198 Kg
Capacidade do Depósito 14,5 litros
Reserva n.d.
Consumos n.d.
Norma Emissões Euro 4

Concorrência

 

Triumph Bonneville Sreet CUP   900cc / 55 CV / 200Kg / 10.400 eur

 

Galeria de Imagens Suzuki SV650X de 2018

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas MOTO+
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x