Ensaio Kawasaki Vulcan S de 2018 – Versatilidade Custom

Por a 8 Setembro 2018 13:25

Ensaiar uma moto “custom” implica sempre alguma adaptação inicial, ou antes, de termos que mudar o “chip”. A posição de condução é distinta, sobretudo quando as peseiras se situam na frente da moto, normalmente a distância ao chão é relativamente baixa, o que facilita as manobras parado mas limita a inclinação em curva e os braços são colocados altos devido à adopção de guiadores também mais altos. No entanto a Vulcan surprendeu-nos positivamente pois,  quase que de imediato, esquecemo-nos que estávamos a conduzir uma cruiser do estilo “custom “.

A designação “Vulcan” tem sido utilizada pela Kawasaki desde 1984 para identificar as cruisers da sua gama custom, quase sempre com motores V-Twin, desde os 125 cc até aos 2.000 cc, e com a designação VN.

A Vulcan S é porém uma bi-cilindrica de cilindros paralelos, com 649 cc, a debitar 61 hp às 7.500 rpm e com um binário de 63 Nm às 6600 rpm, arrefecimento líquido, com DOHC e 4 válvulas por cilindro, injecção de combustível com sistema de dupla válvula de acelerador, tendo sido lançada pela primeira vez em 2014, inicialmente com duas versões, a versão S e a S com ABS, sendo que a partir de 2017 apareceram outras duas versões, a SE Special Edition e a S Café, esta última com elementos num estilo mais Café Racer e a seguir as tendências de mercado.

A Vulcan S é uma moto ágil, estéticamente apelativa e bem desenhada, tem um centro de gravidade baixo que lhe dá maior estabilidade, graças também à altura do assento a cerca de 700 mm do solo, que acaba por dotar a Vulcan de uma enorme abrangência quanto à estatura de potenciais utilizadores.

A posição é confortável graças à ergonomia do seu assento mas os pés, lá na frente, obrigam a alguma adaptação de início. No entanto as peseiras permitem ser ajustadas em 3 posições distintas, o que facilita a adaptação à fisionomia do condutor. A posição dos braços embora alta é bastante natural, sem ser esforçada. As manobras a baixa velocidade, e no meio do transito, fazem-se com bastante equilíbrio e agilidade apesar do angulo da direção ser marcadamente aberto, bem ao estilo custom.

A primeira vez que tivemos contacto com uma Vulcan a mesma pertencia a uma amiga que nos comentou na altura que já era a segunda que adquiria e que era a sua moto de eleição. Esta realidade define claramente a abrangência que a Vulcan tem em termos de utilizadores, seja pela sua facilidade de condução, seja pela versatibilidade e prestações.

E nas prestações e desempenho o bi-cilíndrico 650 da Vulcan define também a polivalência desta custom. Um motor elástico, a atingir rotação lá em cima, nada vulgar numa custom, silencioso e com um binário a baixa também respeitável o que torna a sua utilização muito divertida.

Excelentes travões apesar de ter apenas um disco à frente de 300mm, com pinça de 2 êmbolos e uma “mordida” de precisão e dosagem controlada, proporcionando uma travagem bastante efectiva e assistida por ABS, à frente e atrás.

A nível das suspensões destacamos o bom dempenho da suspensão telescópica dianteira, que apesar de não ter afinação, traz no entanto um bom compromisso de fábrica. O amortecedor traseiro é colocado lateralmente e tem ajuste na pré-carga de mola em 7 posições. Claro que o facto de o curso traseiro ser curto e de apenas 80mm, limitado pela pouca altura da moto, o mesmo acaba por penalizar o desempenho do amortecimento traseiro, razão pela qual devemos evitar estradas em muito mau estado, realidade que forçosamente nos obrigará a circular com muito mais precaução, caso queiramos preservar a nossa integridade vertebral.

O depósito de combustível da Vulcan S comporta 14 litros, realidade que garante uma autonomia muito acima daquilo que é habitual numa moto deste segmento. O painel de informação é simples, mas moderno e de leitura fácil, com um design muito original e bem enquadrado com o estilo da moto e onde a informação analógica é complementada pelo painel LCD que concentra a restante informação necessária. No mesmo existe um indicador de “condução económica” muito útil para quem queira poupar ou aumentar a sua autonomia em viagem.

Em conclusão, gostámos da estética e das linhas fluidas da Vulcan S, dos acabamentos cuidados que a mesma apresenta, característico das Kawasaki, da sua desenvoltura em transito intenso ou em estrada aberta, da elasticidade invulgar do seu motor bi-cilíndrico, que definem claramente um posicionamento mais versátil e abrangente da Vulcan, agradando a um público diverso, de ambos os sexos e faixas etárias. Um estilo intemporal sem ser demasiado radical e apostando numa polivalência e facilidade de utilização que justificam plenamente todo o sucesso que a Vulcan tem tido no nosso mercado.

Disponível em duas cores, preta e vermelha na Edição Especial, a Vulcan S tem um PVPR de 7.995 eur e a Special Edition de 8.395 eur e finalmente a versão Café de 8.595 eur. A versão do ensaio foi-nos gentilmente cedida pela Rame Moto, concessionário oficial Kawasaki.

Kawasaki Vulcan S – Café Racer

Ficha Técnica

Marca: Kawasaki Modelo: Vulcan S 2018
MOTOR
Tipo bicilíndrico, refrig. líquida, 4 tempos, DOHC, 4 valve
Cilindrada 649 cc
Potência Máx. 61 hp @ 7500 rpm ( disponível em A2 )
Binário Máx. 63 [email protected] 6600 rpm
Embraiagem multidisco em banho de óleo, mecânica
Alimentação Injecção electrónica, dupla válvula de borboleta
Caixa Vel 6 Velocidades
CHASSI E SUSPENSÕES
Quadro Tubular em aço de alta resistência
Suspensão Dianteira Telescópica 41mm não ajustável curso 130mm
Suspensão Traseira Amortecedor ajustável pré-carga de mola 7 pos. Curso 80mm
TRAVÕES E PNEUS
Travões Dianteiros 1 Disco de 300 mm Pinça 2 pistons com ABS
Travões Traseiros Disco de 250mm Pinça de 1 piston com ABS
Pneu Dianteiro 120/70-18 jantes em liga de raios Tubeless
Pneu Traseiro 160/60-17 jantes em liga de raios Tubeless
ELETRÓNICA E ELETRICIDADE
Bateria 12 V, BAH VRLA
Luzes Dianteiras normal
Luzes Traseira normal
Painel Info Analógico e LCD multi informação
Controle Tração não
Ride by Wire não
Modos de Motor não
Outros não
DIMENSÕES
Comprimento 2.310 mm
Largura 880 mm
Altura 1.100 mm
Distância entre Eixos 1.575 mm
Distância ao solo 130 mm
Altura do banco 705 mm
Peso total 229 Kg
Capacidade do Depósito 14 litros
Norma Emissões Euro 4

 

Concorrência

Harley Davidson Street 750 749 cc / n.d. cv / 206 Kg / 7.400 eur

Indian Scout Sixty 999 cc / n.d. CV / 246 Kg / 11.990 eur

Yamaha XV 950 942cc 54,3 cv / 247 Kg / 8.495 eur

 

Galeria de Imagens

cetelem

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/

    motosport_oficial: "https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/"
    111
    5
  • Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial"
    81
    0
  • Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross) Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross)
Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial"
    76
    1
  • Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial"
    113
    0
  • Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial"
    20
    0
  • Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no  site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial"
    49
    4
  • #Kawasaki #VulcanS #MotoSport

    motosport_oficial: "#Kawasaki #VulcanS #MotoSport"
    75
    1
  • #ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone

    motosport_oficial: "#ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone"
    77
    1
  • #MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport

    motosport_oficial: "#MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport"
    298
    0
  • #Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez

    motosport_oficial: "#Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez"
    205
    1